Um cantinho e... um livro à mão

No escritório, na sala, no quarto, na varanda, não importa o ambiente escolhido. Monte um espaço aconchegante e confortável e faça dele o seu companheiro de leitura

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 28/01/2013 08:00 / atualizado em 27/01/2013 10:11 Maria Júlia Lledó /Correio Braziliense
Uma confortável poltrona é item essencial no projeto da arquiteta Marcela Passamani - Arquivo Pessoal Uma confortável poltrona é item essencial no projeto da arquiteta Marcela Passamani
Tardes chuvosas combinam com roupão felpudo, pantufas quentinhas e, claro, um bom livro. Seja um romance, seja um estudo científico, qualquer opção de leitura é bem-vinda quando se tem um aconchegante espaço no lar como refúgio do cotidiano. A fim de tornar esse ambiente o mais confortável possível, arquitetos e designers de interiores sugerem projetos criativos. Mas antes de correr para a leitura, o arquiteto Miguel Gustavo recomenda: compre móveis ergonômicos, instale uma iluminação eficiente e, se puder, opte por cores que transmitam tranquilidade ao pintar o cômodo.

Apesar de muitos considerarem o cantinho da leitura um espaço obrigatório dentro de um escritório, não se restrinja. Há outras opções para inseri-lo em casa. “Vai depender dos hábitos da pessoa. Algumas gostam de ler sentadas em uma bancada, outras, em poltronas ou chaise na sala, no quarto ou mesmo na varanda. Também há aquelas que preferem ler antes dormir, na cama”, descreve Passamani. O fato é que a escolha e a decoração desse espaço tão “sagrado” para o bem-estar é pessoal. Depois disso, basta convidar o escritor ou a escritora que vai lhe fazer companhia tarde adentro.

 
 
 
 
Sala de leitura
No projeto do arquiteto José Ferro, vale incluir uma chaise no escritório a fim de relaxar e usufruir de um bom romance.

 
Inspire-se
O site Architecture Inspiration é gringo, mas não precisa de traduções. Ele se comunica por meio de uma linguagem universal: o design. Ao reunir fotos de projetos realizados em todo o mundo por arquitetos e designers de interiores, esse verdadeiro catálogo de imagens inspiradoras convida o internauta a olhar cada ambiente da casa como uma página em branco, sujeita a diferentes, e criativas, intervenções. Quer experimentar? (architectureinspiration.tumblr.com)

 
Quarto do casal
“O cantinho da leitura pode, sim, estar integrado a outros espaços da casa, como o quarto do casal, sem perder seu charme”, explica o arquiteto Miguel Gustavo.

 
Varanda
Por que não aproveitar a iluminação natural? Na varanda, uma espreguiçadeira convida para a leitura nesse projeto da arquiteta Marcela Passamani.

Tags: casa,

Anúncios do Lugar Certo

Outros artigos

ver todas
05 de outubro de 2016
26 de setembro de 2016
23 de setembro de 2016