Com a sua idade

Arquitetos dão dicas de decoração para quem mora sozinho aos 20, 30, 40...Tudo para deixar o lar do jeitinho que a faixa etária pede

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 11/02/2013 11:22 Juliana Contaifer /Correio Braziliense

O ambiente deve ser clean, mas com toques de cor, que podem ser conseguidos com o uso de almofadas e quadros. Também há interesse em um espaço para os estudos. Projeto de João Rafael de Paula.  - Clausem Bonifácio/Divulgação O ambiente deve ser clean, mas com toques de cor, que podem ser conseguidos com o uso de almofadas e quadros. Também há interesse em um espaço para os estudos. Projeto de João Rafael de Paula.
 
A decoração muda bastante o passar da vida. A maturidade faz diferença na hora de escolher as cores, a disposição dos móveis e dos quadros e até os materiais da casa. Quem está começando a vida adulta agora não tem o mesmo gosto daqueles que já passaram há muito dessa fase e já têm suas vidas consolidadas. Os mais jovens gostam de ambientes alegres, modernos e cheios de vida. Conforme o tempo vai passando — e o dinheiro vai entrando no bolso —, passam a preferir lugares com decorações mais sérias, móveis feitos de materiais nobres e com tudo o que a tecnologia pode oferecer. Depois dos 40, os objetivos são praticamente iguais. Eles querem mesmo uma casa simples e prática, com muito conforto e sem sofisticação.
 
Quem está solteiro aos 40 tende a passar por uma fase em que a vontade é voltar aos 20. Por isso, manter algumas cores fortes e um espaço para receber os amigos é interessante. Projeto de Mara Duarte. - Clausem Bonifácio/Divulgação Quem está solteiro aos 40 tende a passar por uma fase em que a vontade é voltar aos 20. Por isso, manter algumas cores fortes e um espaço para receber os amigos é interessante. Projeto de Mara Duarte.
 
Aos 20...
Os jovens de 20 e poucos anos ainda têm um estilo de vida mais descontraído. Estudando ou recém-saídos da faculdade, estão em uma fase de transição para uma vida adulta com maiores responsabilidades. “Eles gostam de receber amigos, e a decoração deve seguir essa vontade de festejar. Deve ser contemporânea, algo mais clean, mas com bastante vida. É possível atingir esse resultado usando quadros, almofadas e móveis coloridos e divertidos”, explica a arquiteta Mara Duarte. Segundo o arquiteto João Rafael de Paula, como pessoas nessa faixa etária costumam estar em fase de estudos, um escritório ou uma área para esse fim é importante. “Se ainda não saíram de casa, dá para colocar tudo dentro do quarto”, sugere João.

 
Aos 40, já há uma vontade de morar em um local clean, sem muita sofisticação mas com praticidade. A cozinha também passa a ser importante. Projeto de João Rafael de Paula. - Clausem Bonifácio/Divulgação Aos 40, já há uma vontade de morar em um local clean, sem muita sofisticação mas com praticidade. A cozinha também passa a ser importante. Projeto de João Rafael de Paula.


 
Aos 40...
Quem chega solteiro a essa faixa etária já superou a fase de festejar os 20 anos, o compromisso dos 30 e, agora, quer viver sozinho. A decoração volta a ser mais simples, mais clean e prática, sem nada muito sofisticado. “Predomina o equilíbrio. Não há nada muito caro nem nada baratíssimo, eles se preocupam com o excesso e procuram ambientes menores. Eles querem gastar mais com eles mesmos”, explica Mara. Apesar de quererem sua individualidade, há também uma preocupação em criar um espaço para os filhos, se existirem. Para João, nessa fase da vida há também um interesse pela cozinha. “Eles começam a cozinhar e procuram áreas gourmet, com toda a tecnologia que existe no momento e alguns toques de cor na decoração”, afirma.

Aos 30, o interesse é em tecnologia, e a decoração mistura cores e design moderno, com móveis clássicos e tons mais sóbrios. Projeto de João Rafael de Paula. - Clausem Bonifácio/Divulgação Aos 30, o interesse é em tecnologia, e a decoração mistura cores e design moderno, com móveis clássicos e tons mais sóbrios. Projeto de João Rafael de Paula.
 
Aos 30...
O adulto de 30 anos já sabe o que quer da vida. Grande parte já se encaixa em um meio social, tem renda própria e a seriedade é mais exigida. “São pessoas mais maduras e que planejam o futuro. Se moram sozinhas, já pensam em uma decoração que possa comportar um cônjuge no futuro. Vale um armário grande, que pode ser dividido com outra pessoa, ou um escritório, que possa ser transformado em quarto de criança”, conta Mara. Com condição financeira melhor, a decoração tende a mesclar móveis mais clássicos com ambientes contemporâneos, ou design moderno com materiais mais refinados, como a madeira e a laca. Segundo o arquiteto João Rafael de Paula, quem está nessa faixa etária também é bastante interessado em tecnologia. “A área do home theater normalmente é uma das mais requisitadas. Eles querem um cômodo onde possam reunir os amigos para assistir a um filme ou jogar algo.”

Tags: tv

Anúncios do Lugar Certo

Outros artigos

ver todas
05 de outubro de 2016
26 de setembro de 2016
23 de setembro de 2016