Iluminação de áreas externas valoriza o jardim

Além de ser essencial para a segurança, a iluminação pode deixar a área externa mais bonita

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 01/03/2013 12:05 / atualizado em 01/03/2013 12:20 CorreioWeb /Lugar Certo
A luz bem distribuída realça elementos importantes, tanto da construção como da área verde - Carlos Vieira/Esp.CB/D.A Press A luz bem distribuída realça elementos importantes, tanto da construção como da área verde
 
Na hora de criar ou renovar o paisagismo é fundamental criar um projeto específico para a iluminação. Ela valoriza e deixa mais bonita as áreas externas e jardins. A luz bem distribuída realça elementos importantes, tanto da construção como da área verde.
 
De acordo com a paisagista Daniela Sedo, os balizadores são boas opções para iluminar ambientes. "Balizadores são luminárias embutidas no piso ou em paredes, utilizadas para marcar caminhos, sinalizar a presença de degraus e também servem como elementos decorativos. Estas luminárias externas devem ser escolhidas com base nas características do fabricante e de acordo com sua utilização", explica.

No jardim projetado pelo arquiteto Ebenézer Marques, a iluminação é a peça chave da área externa - Carlos Vieira/Esp.CB/D.A Press / Projeto - Ebenézer Marques No jardim projetado pelo arquiteto Ebenézer Marques, a iluminação é a peça chave da área externa
 
A paisagista recomenda o uso de peças fabricadas para áreas externas com revestimento externo em inox, ou alumínio fundido com pintura eletrostática e vidro com vedação adequada para evitar a infiltração de água na peça. "Há também balizadores de parede, que possuem uma gama de formatos e cores, maior do que as peças de piso", ressalta.
 
Segundo ela, é recomendado utilizar mini postes junto com os balizadores. "Eles não chegam a iluminar os caminhos, por isso é necessário mais pontos de luz, como os postes, por exemplo. Existem hoje postes modernos e delicados que iluminam os caminhos com foco direto sobre o piso", destaca.
 
Na hora de criar ou renovar o paisagismo é fundamental criar um projeto específico para a iluminação - Reprodução/Internet Na hora de criar ou renovar o paisagismo é fundamental criar um projeto específico para a iluminação
 
 
Os postes podem ser pintados de branco quando colocados sobre pedrisco ou sobre pisos claros. Já os postes escuros ficam melhores quando utilizados em locais gramados, sobre pisos escuros e decks de madeira. "Para dar um toque de requinte e romantismo, a dica é usar lanternas de vidro com velas em meio ao paisagismo", sugere.

Tags: decoração

Anúncios do Lugar Certo

Outros artigos

ver todas
05 de outubro de 2016
26 de setembro de 2016
23 de setembro de 2016