Mobiliar a casa não é uma missão fácil. Sempre surge a dúvida: o que é melhor, contratar um marceneiro ou comprar móveis prontos? O tamanho do ambiente, o investimento, a urgência do móvel, tudo isso pode interferir na escolha certa.
Com a tendência de imóveis cada vez menores, peças planejadas podem ser a solução. De acordo com a designer de interiores, Susana Salles, quando os móveis são feitos especialmente para o ambiente, cada canto é aproveitado. “Quando não há problema de espaço, muitas vezes é mais prático e mais barato comprar o móvel pronto”, indica.
A designer conta que os móveis planejados são mais caros do que os disponíveis na maioria das lojas populares. “O que é personalizado geralmente é mais caro do que o industrial. Quanto mais exclusiva for a peça, mais cara ela vai ser. As lojas populares prezam pelo funcional e não pelo design, por isso os móveis acabam seguindo um padrão”, comenta.
Segundo ela, se o móvel pronto for de qualidade, feito com um bom material e design diferenciado, ele certamente vai ser mais caro do que o personalizado. “Os móveis prontos vendidos em lojas caras além da qualidade, também carregam o preço da marca”, alerta.
Há vantagens e desvantagens em mandar fazer um móvel. “A garantia é de no máximo, dois ou três meses, já a garantia das lojas é de um ano ou mais. Há também o problema do prazo de entrega – os marceneiros demoram bastante para concluírem a peça, por cona do trabalho artesanal que exige tempo e mão de obra. As lojas, na maioria das vezes, tem pronta entrega”, destaca.
No entanto, o marceneiro artesão é capaz de fazer o que a indústria não consegue, ressalta Susana. “A dica é procurar no mercado o móvel que atende as expectativas, se caso a peça não for encontrada, a solução é mandar fazer”, recomenda.