Espelhos na decoração: glamour e ilusão de espaço

Decorar com espelhos requer cuidados e planejamento, caso contrário os resultados podem não agradar

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 26/03/2013 08:00 / atualizado em 26/03/2013 13:49 CorreioWeb /Lugar Certo

Os espelhos têm três funções básicas: aumentar a sensação de espaço, valorizar e iluminar o ambiente - Reprodução/Internet Os espelhos têm três funções básicas: aumentar a sensação de espaço, valorizar e iluminar o ambiente

 

Os espelhos podem conferir amplitude ao local, maximizar a iluminação, disfarçar elementos indesejados e ainda proporcionar um efeito estético único e sofisticado. No entanto, decorar com espelhos requer cuidados e planejamento, caso o contrário os resultados podem não agradar.

 

Confira a galeria de fotos.

 

É necessário planejar estrategicamente a disposição dos espelhos na decoração para que o efeito seja correspondente ao esperado, alerta a arquiteta e decoradora Yeda Garcia. “Quando posicionados de forma errada, eles podem refletir o que não queremos ressaltar na casa”, destaca.

Segundo ela, quando se trata de superfícies refletoras, é preciso evitar exageros. “Esses materiais, como espelhos e metais, por exemplo, tendem a criar ambientes frios e pouco aconchegantes, além de deixar o local visualmente desconfortável”, destaca.

Os espelhos possuem duas grandes virtudes – a ilusão de espaço e o glamour, cita a arquiteta. “Séculos atrás grandiosos espelhos já eram o centro das atenções na decoração. Um ótimo exemplo é o Salão dos Espelhos no Palácio de Versalhes, construído em 1682. Desde muito tempo, espelhos vêm proporcionando glamour aos ambientes”, conta Yeda.

 

O espelho é uma peça coringa que precisa ser usado estrategicamente. Superfícies refletoras tendem a criar ambientes frios e pouco aconchegantes, além de deixar o local visualmente desconfortável - Reprodução/Internet O espelho é uma peça coringa que precisa ser usado estrategicamente. Superfícies refletoras tendem a criar ambientes frios e pouco aconchegantes, além de deixar o local visualmente desconfortável
 

Além da sofisticação, a ilusão de espaço é outra grande característica dos espelhos. “Eles ampliam a noção de profundidade e criam ilusão de infinito, principalmente quando um espelho é colocado em frente a outro”, comenta a decoradora.

De acordo com ela, esse é um ótimo recurso para ambientes pequenos. “Apartamentos e casas estão ficando cada vez menores. Utilizar espelhos na decoração, além de proporcionar charme, o espaço vai aparentar ser maior”, sugere.

Anúncios do Lugar Certo

Outros artigos

ver todas
05 de outubro de 2016
26 de setembro de 2016
23 de setembro de 2016