Jardins e hortas verticais trazem vida para dentro de casa

Há uma infinidade de flores e plantas que podem ser cultivadas dentro de casa. O jardim vertical, além de decorar o ambiente, economiza espaço

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 02/04/2013 08:00 / atualizado em 01/04/2013 13:25 CorreioWeb /Lugar Certo
Os jardins verticais são ótimas opções para quem não tem espaço. Eles podem decorar até os apartamentos – em ambientes como sacadas ou salas amplas, por exemplo. Esses jardins, em que as flores são colocadas nas paredes, trazem vida para dentro de casa e o melhor, sem ocupar muito espaço.
 
Para quem não tem muito espaço, os jardins verticais são ótimas opções para decorar - Reprodução/Internet Para quem não tem muito espaço, os jardins verticais são ótimas opções para decorar
 
 
 
 
 

 

 

 

Antes de montar o painel verde é preciso escolher bem o local onde ele será posicionado. De acordo com o paisagista Paulo Prata, a escolha das plantas é determinada pelo grau de isolação do lugar e também pelo espaço disponível. “Algumas plantas precisam de mais sol que outras, além de terem tamanhos bem diferentes. Há plantas que crescem 40 centímetros para frente e outras, no máximo dez”, alerta Paulo.


 

 
Segundo ele, samambaias, bromélias e orquídeas são ótimas opções para jardins verticais. “Existem samambaias, por exemplo, de vários tamanhos, então é possível plantar uma que seja de acordo com o espaço”, comenta. Outro cuidado é com a irrigação. “É necessário planejar como vai ser a irrigação antes de começar a fazer o jardim – ele pode ser aguado com mangueirinhas, regadores suspensos ou gotejadores”, sugere.

Além de belos jardins, também é possível fazer hortas verticais. “Uma outra idéia é cultivar plantas, que são úteis não só para decorar, mas também para alimentação, como salsa, manjericão, hortelã, entre outros”, indica. Os cuidados para a horta vertical são os mesmos tomados na hora de fazer o jardim. “É preciso ficar atento ao sol e ao espaço”, alerta Paulo.
 
Há uma infinidade de opções de flores que podem enfeitar esse tipo de jardim, porém é preciso ter atenção a iluminação solar e ao espaço disponível  - Reprodução/Internet Há uma infinidade de opções de flores que podem enfeitar esse tipo de jardim, porém é preciso ter atenção a iluminação solar e ao espaço disponível
 
 
 
 
 
 
 
 
Criativos e versáteis

Os jardins verticais não precisam ser necessariamente feito com vasinhos de plantas. Quando o assunto é recipiente, há uma infinidade de opções. “Existem bolsas plásticas, formas pré-moldadas de concreto ou de barro, sem contar com os recipientes feitos de material reciclado, como garrafas PET reutilizadas”, cita o paisagista.

Anúncios do Lugar Certo

Outros artigos

ver todas
05 de outubro de 2016
26 de setembro de 2016
23 de setembro de 2016