Os jardins verticais são ótimas opções para quem não tem espaço. Eles podem decorar até os apartamentos – em ambientes como sacadas ou salas amplas, por exemplo. Esses jardins, em que as flores são colocadas nas paredes, trazem vida para dentro de casa e o melhor, sem ocupar muito espaço.
Antes de montar o painel verde é preciso escolher bem o local onde ele será posicionado. De acordo com o paisagista Paulo Prata, a escolha das plantas é determinada pelo grau de isolação do lugar e também pelo espaço disponível. “Algumas plantas precisam de mais sol que outras, além de terem tamanhos bem diferentes. Há plantas que crescem 40 centímetros para frente e outras, no máximo dez”, alerta Paulo.
Segundo ele, samambaias, bromélias e orquídeas são ótimas opções para jardins verticais. “Existem samambaias, por exemplo, de vários tamanhos, então é possível plantar uma que seja de acordo com o espaço”, comenta. Outro cuidado é com a irrigação. “É necessário planejar como vai ser a irrigação antes de começar a fazer o jardim – ele pode ser aguado com mangueirinhas, regadores suspensos ou gotejadores”, sugere.
Além de belos jardins, também é possível fazer hortas verticais. “Uma outra idéia é cultivar plantas, que são úteis não só para decorar, mas também para alimentação, como salsa, manjericão, hortelã, entre outros”, indica. Os cuidados para a horta vertical são os mesmos tomados na hora de fazer o jardim. “É preciso ficar atento ao sol e ao espaço”, alerta Paulo.
Criativos e versáteis
Os jardins verticais não precisam ser necessariamente feito com vasinhos de plantas. Quando o assunto é recipiente, há uma infinidade de opções. “Existem bolsas plásticas, formas pré-moldadas de concreto ou de barro, sem contar com os recipientes feitos de material reciclado, como garrafas PET reutilizadas”, cita o paisagista.