O outono já chegou e o inverno está próximo. Com estas estações surge o cinza dos dias nublados e mais frios. O charme desta época do ano é único - as pessoas ficam mais elegantes e o friozinho sugere mais aconchego. O paisagismo e o verde durante esta época exigem cuidados especiais. É possível apostar em espécies mais resistentes à baixa temperatura como, por exemplo, a azaléia, a sálvia e a quaresmeira.
De acordo com a paisagista Daniela Sedo, nesta época, as plantas começam a entrar em estágio de hibernação, “As flores e árvores se alimentam menos, pois, no inverno, entram em estado de dormência. Por essa razão, é necessário tomar alguns cuidados com as plantas compradas nesse período”, alerta.
Segundo ela, nas lojas especializadas, as plantas têm uma aparência saudável, pois são criadas em estufas com luz e temperatura ideal, florescendo o ano todo. Já em casa, elas poderão ficar com aspecto diferente.
É justamente no outono que as plantas se resguardam de energia para que, na primavera, elas floresçam, frutifiquem e se mantenham bonitas durante muito tempo. Muitas espécies não florescem nesta época, porém sua folhagem se mantém verdinha, desde que bem cuidadas. Mas, como forma de proteção do frio, elas economizam energia, e há também outras espécies que perdem as folhas.
A paisagista explica que no outono a adubação deve ser intensificada para que as plantas absorvam ao máximo todos os nutrientes. “Durante o inverno, a rega do jardim deve ser reduzida, pois, com a falta de sol a evaporação da água será menor e as plantas necessitam de menos água”, ressalta.
Uma opção pode ser a montagem de um projeto de jardim de outono-inverno, com o colorido da Azaléia, Bergônia, Camélia, Orquídea, entre outras espécies. É possível também trabalhar com paisagismo dentro de casa, com vasos coloridos.