Como limpar diferentes acabamentos em armários de cozinha

Aprenda a forma correta de limpar os tipos mais comuns de superfícies usadas nos móveis de cozinha

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
Toda mulher que cuida dos serviços domésticos sabe muito bem o trabalho que dá manter uma cozinha sempre limpa e impecável. Uma das grandes dúvidas na hora de fazer a manutenção deste espaço é como limpar corretamente os armários, que na maioria das vezes estão distribuídos por todo o cômodo.

Feitos em MDF, fórmica, madeira e até em aço, os armários da cozinha podem ser prejudicados pelo acúmulo de gordura, caso não haja um sistema de exaustão eficiente. Por isso é importante saber como limpar os diferentes tipos de superfícies sem danificá-las. Veja a seguir a forma certa de limpar vários tipos de acabamento usados em armários.

Iano Andrade/CB/D.A Press
 
MDF
Atualmente os móveis em MDF estão presentes na maioria dos lares brasileiros. Porém, este material é mais frágil que a madeira e precisa de cuidados específicos para que sua duração e conservação sejam maiores.

Móveis em MDF precisam ser protegidos contra a umidade. Por isso é necessário ter atenção especial com os armários da cozinha. Não use panos encharcados em água ou em produtos de limpeza para fazer a manutenção diária nem a faxina.

Tome cuidado ao escolher os produtos de limpeza para utilizar em armários de MDF. Leia o rótulo e fique atenta para saber se o produto é compatível com móveis em MDF.

De acordo com a ABIPA (Associação Brasileira da Indústria de Painéis de Madeira), peças de MDF geralmente recebem revestimento de laca ou lâmina de madeira. Para limpar estes tipos de revestimento use pano limpo e macio, isento de impurezas, seco ou levemente umedecido com água e sabão neutro, bem torcido até que não saia gotas de água. Não devem ser utilizados abrasivos como palha de aço e objetos cortantes. Para remoção de manchas, utilizar pano levemente umedecido com solução de álcool e água em partes iguais.

Fórmica
Para a limpeza rotineira de superfícies com fórmica, deve ser utilizado um pano levemente umedecido com produto à base de amoníaco, álcool ou detergente neutro.

Nunca utilize materiais abrasivos do tipo sapólio, esponja de aço ou esponja abrasiva, pedras-pomes, nem objetos pontiagudos, pois esses produtos riscam a superfície do laminado.

Também não use ceras, pois promovem a formação de um filme gorduroso na superfície da fórmica, dificultando a limpeza e prejudicando a sua apresentação.

Sujeiras mais pesadas ou manchas difíceis de limpar, tais como tintas, colas, esmaltes de unha ou óleo, podem ser facilmente removidas com um pano embebido em um pouco de álcool ou solvente fórmica.

Madeira

A limpeza dos armários de madeira depende se eles forem encerados, pintados ou envernizados. Mas, de um modo geral, para limpar estas superfícies usa-se apenas um pano úmido, seguido de polimento com pano seco (preferencialmente uma flanela). Não use produtos químicos existentes no mercado, pois eles atacam as superfícies pintadas ou envernizadas.

Anúncios do Lugar Certo

Outros artigos

ver todas
05 de outubro de 2016
26 de setembro de 2016
23 de setembro de 2016