Iluminação diferente para cada espaço garante praticidade na decoração

Na hora de compor os ambientes da casa, o projeto de iluminação é indispensável para oferecer determinado efeito aos ambientes

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 12/08/2013 08:02 / atualizado em 08/08/2013 14:06 CorreioWeb /Lugar Certo
Em ambientes integrados, os recursos de iluminação podem ser utilizados de forma ampla, com luzes indiretas e leds, que valorizam o espaço. - Ronaldo de Oliveira/CB/D.A Press Em ambientes integrados, os recursos de iluminação podem ser utilizados de forma ampla, com luzes indiretas e leds, que valorizam o espaço.
 
 
O investimento em uma boa iluminação deve passar por todos os ambientes da casa, desde o hall de entrada, a sala de estar, escritório e até mesmo o banheiro. Todos o cômodos devem ser iluminados de acordo com a intenção desejada, seja destacar um objeto com sofisticação ou simplesmente trazer claridade e amplitude ao ambiente.

Ronaldo de Oliveira/CB/D.A Press
Segundo a arquiteta Andréa Parreira, as lâmpadas mais indicadas para proporcionar uma iluminação sofisticada são as fluorescentes, responsáveis por 70% da iluminação artificial. O mercado dispõe de produtos que oferecem iluminação de destaque, focando em um ponto específico. Além disso, modelos de lâmpadas mais decorativas e sofisticadas não podem ser instalados aleatoriamente. O ideal é que se tenha o acompanhamento de um profissional de decoração para indicar o que melhor atende o espaço e os moradores.

“Em ambientes integrados, os recursos de iluminação podem ser utilizados de forma ampla, com luzes indiretas, leds e interna nos armários, valorizando o espaço. Para áreas reduzidas ou atividades específicas, luminárias podem complementar muito bem a iluminação de espaços, como salas de estar e quartos. O objeto traz aconchego e conforto, além de acrescentar charme ao ambiente”, explica Parreira.

Nos dormitórios, o uso de pequenos spots próximos à cabeceira dão charme ao ambiente. “Além disso, o fato de ter várias pequenas fontes de luz, dá aos moradores maior independência, no caso de um deles gostar de ler à noite, por exemplo”, afirma a arquiteta, que acrescenta uma possibilidade aos espaços destinados à leitura. “Para ambientes de leitura é de extrema importância que além da iluminação natural se utilize também às luminárias, dando maior conforto visual”, finaliza.

As luminárias têm modelos de design diferenciado e cores marcantes. Além disso, conta com linhas românticas que investem em claridade e florais, enquanto as peças clássicas acabam muitas vezes por optar pelos modelos de cúpulas tradicionais.

Tags: show room

Anúncios do Lugar Certo

Outros artigos

ver todas
05 de outubro de 2016
26 de setembro de 2016
23 de setembro de 2016