Cultivo de horta agora pode ser no quintal de casa ou dentro do apartamento
Em casa grande ou pequena, o cultivo de horta residencial não exige grandes espaços e atrai, cada vez mais, a atenção dos moradores na hora de compor a casa
Na sacada do apartamento, na área de serviço ou até na parede da cozinha é possível ter uma pequena horta cultivada em vasilhas customizadas
Uma produção orgânica de manjericão, salsa, cebolinha e até plantas maiores como couve e tomate podem fazer parte de sua casa e, além de ser ingredientes úteis para a cozinha, podem ser construídos em qualquer canto da residência. Seja apartamento ou casa, manter uma pequena horta já se tornou comum nas grandes cidades.
A boa notícia é que cultivar uma horta vistosa é uma atividade relativamente simples e não exige grandes espaços. Até mesmo na sacada de um apartamento, na área de serviço ou até na parede da cozinha é possível ter uma pequena plantação cultivada em vasilhas customizadas. Disposição e delicadeza já são suficientes para trazer o verde e o sabor saudável, sem agrotóxicos, para mais perto de seu do dia a dia.
Para a bióloga Camilla Rosa, os cuidados com a horta em casa podem se transformar em um verdadeiro hobbie e um momento de relaxamento. “Para mim, o maior encanto de se cuidar de uma hora é acompanhar, aos poucos, o desenvolvimento das plantas. Enxergar os resultados de algo que você fez”, destaca.
Quem pretende experimentar cultivar uma horta em pequenos espaços, a bióloga aconselha procurar um local que possa receber a luz do sol. “Separe as espécies de acordo com a necessidade de receberem o sol, formando grupos de plantas. Divida o vaso ou o canteiro para receber os grupos das espécies. O grupo que gosta de muito sol deve ficar na parte do vaso que mais recebe incidência solar”, explica a bióloga.
Para plantar, basta escolher o formato do recipiente que melhor se adapta ao espaço, inserir a muda ou sementes em uma pequena cavidade na terra e, em seguida, regue diariamente, no início da manhã ou à noite, para que o sol não cozinhe as plantas. “A montagem do ambiente para cultivo pode se assemelhar com os vasos de jardins verticais. O vaso pode ser de qualquer design, o importante é que ele contenha os furos no fundo. Se quiser colocá-las na parte interna da residência, prefira plantar temperos, mas as plantas também podem mudar conforme as estações”, ressalta.
Entre os temperos que ficam ótimos em uma horta dentro de casa, estão: salsinha, cebolinha, pimenta, cenoura, alface, manjericão e hortelã. Pimentas, tomates, berinjela, milho e abóboras são amante do sol. Hortaliças como camomila, cebolinha, coentro e orégano precisam de seis horas diárias de sol; saladas verdes, como acelga, alface, rúcula, escarola e agrião necessitam de três horas diárias de sol. Se usar mudas, cuidado para não umedecê-las demais, provocando seu apodrecimento.