Cultivo de horta agora pode ser no quintal de casa ou dentro do apartamento

Em casa grande ou pequena, o cultivo de horta residencial não exige grandes espaços e atrai, cada vez mais, a atenção dos moradores na hora de compor a casa

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 02/10/2013 08:04 / atualizado em 23/09/2013 15:13 Diane Lourenço /Correioweb
Na sacada do apartamento, na área de serviço ou até na parede da cozinha é possível ter uma pequena horta cultivada em vasilhas customizadas - Lola Home/Divulgação Na sacada do apartamento, na área de serviço ou até na parede da cozinha é possível ter uma pequena horta cultivada em vasilhas customizadas

Uma produção orgânica de manjericão, salsa, cebolinha e até plantas maiores como couve e tomate podem fazer parte de sua casa e, além de ser ingredientes úteis para a cozinha, podem ser construídos em qualquer canto da residência. Seja apartamento ou casa, manter uma pequena horta já se tornou comum nas grandes cidades.

A boa notícia é que cultivar uma horta vistosa é uma atividade relativamente simples e não exige grandes espaços. Até mesmo na sacada de um apartamento, na área de serviço ou até na parede da cozinha é possível ter uma pequena plantação cultivada em vasilhas customizadas. Disposição e delicadeza já são suficientes para trazer o verde e o sabor saudável, sem agrotóxicos, para mais perto de seu do dia a dia.

Lola Home/Divulgação


Para a bióloga Camilla Rosa, os cuidados com a horta em casa podem se transformar em um verdadeiro hobbie e um momento de relaxamento. “Para mim, o maior encanto de se cuidar de uma hora é acompanhar, aos poucos, o desenvolvimento das plantas. Enxergar os resultados de algo que você fez”, destaca.

Lola Home/Divulgação


Quem pretende experimentar cultivar uma horta em pequenos espaços, a bióloga aconselha procurar um local que possa receber a luz do sol. “Separe as espécies de acordo com a necessidade de receberem o sol, formando grupos de plantas. Divida o vaso ou o canteiro para receber os grupos das espécies. O grupo que gosta de muito sol deve ficar na parte do vaso que mais recebe incidência solar”, explica a bióloga.

Lola Home/Divulgação

Para plantar, basta escolher o formato do recipiente que melhor se adapta ao espaço, inserir a muda ou sementes em uma pequena cavidade na terra e, em seguida, regue diariamente, no início da manhã ou à noite, para que o sol não cozinhe as plantas. “A montagem do ambiente para cultivo pode se assemelhar com os vasos de jardins verticais. O vaso pode ser de qualquer design, o importante é que ele contenha os furos no fundo. Se quiser colocá-las na parte interna da residência, prefira plantar temperos, mas as plantas também podem mudar conforme as estações”, ressalta.

Lola Home/Divulgação


Entre os temperos que ficam ótimos em uma horta dentro de casa, estão: salsinha, cebolinha, pimenta, cenoura, alface, manjericão e hortelã. Pimentas, tomates, berinjela, milho e abóboras são amante do sol. Hortaliças como camomila, cebolinha, coentro e orégano precisam de seis horas diárias de sol; saladas verdes, como acelga, alface, rúcula, escarola e agrião necessitam de três horas diárias de sol. Se usar mudas, cuidado para não umedecê-las demais, provocando seu apodrecimento.

Lola Home/Divulgação

Anúncios do Lugar Certo

Outros artigos

ver todas
05 de outubro de 2016
26 de setembro de 2016
23 de setembro de 2016