Estantes de livros ressaltam hábito saudável agregando estilo à decoração

Acúmulo de livros pode transformar bagunça em espaço agradável e personalizado com estantes e prateleiras adequadas para organizar

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 18/10/2013 08:02 / atualizado em 17/10/2013 17:32 CorreioWeb /Lugar Certo
Uma alternativa para proteger os exemplares é fechar as estantes com portas de vidro, que mantém a visibilidade e os deixam conservados  - Divulgação/Estela Netto Uma alternativa para proteger os exemplares é fechar as estantes com portas de vidro, que mantém a visibilidade e os deixam conservados
 
Divulgação/Marina Dubal
Mesmo em tempos de tablets e leitores eletrônicos, ainda é maioria aqueles que não abrem mão de comprar e acumular livros. O hábito de reunir pilhas de exemplares pode ser favorável na decoração, através de estantes e prateleiras bem organizadas. Os móveis são capazes de transformar bagunça em estilo, unindo a praticidade de ter as obras preferidas ao alcance e ainda, agregar valor estético à decoração.

Para isso, questões como a escolha do mobiliário ideal deve fazer parte do projeto de ter uma estante de livros ou biblioteca em casa. “A prateleira tem que ser de marcenaria, com espessura maior. Normalmente, é chumbada com uma estrutura metálica interna porque o peso do livro é grande e a carga não distribuída pode entortar o móvel”, orienta a arquiteta Estela Netto.

Outra dica da arquiteta para proteger os exemplares é fechar as estantes com portas de vidro. “Quem tem biblioteca em casa gosta de ver o livro, porém, ele fica muito empoeirado quando exposto. O vidro mantém essa visibilidade, mas o deixa limpo e menos propenso a traça e mofo”, explica Estela.

Divulgação/Marina Dubal
O acabamento da estante deve complementar a decoração, imprimindo na peça o estilo do espaço. “Ela deve estar em harmonia com cada ambiente. Materiais como laca, madeira maciça ou compensado laminado são versáteis e capazes de criar efeitos interessantes na decoração”, sugere a arquiteta Marina Dubal. A profissional acrescenta: “o ideal é que a estante ocupe toda a altura da parede. Quando o pé-direito for alto, ela pode ser alinhada a outros elementos, como portas e vigas, criando simetria no ambiente”.

Tanto em prateleiras quanto estantes é possível a utilização de cor, mas devem ser escolhidas com cautela. “Várias cores competem com os livros. Normalmente, quem tem uma biblioteca quer a marcenaria mais discreta para destacar a quantidade e qualidade dos livros expostos”, explica Estela.

As profissionais também chamam a atenção para a versatilidade desse tipo de móvel, que podem ser incorporados a diversos ambientes. “Estantes e prateleiras para livros caem bem na sala de estar e jantar e em quartos”, destaca Marina. Mas independente do lugar em que forem inseridas, é necessário que haja boa circulação de ar. “É importante ter ventilação para evitar o mofo. A climatização também é necessária, pois a umidade ou excesso de calor, também prejudicam o livro. Deve-se evitar também que o sol incida diretamente sobre a marcenaria que abriga os livros”, lembra Estela.

Tags: banheiros

Anúncios do Lugar Certo

Outros artigos

ver todas
05 de outubro de 2016
26 de setembro de 2016
23 de setembro de 2016