Tradicionais Vilas de Natal podem compor decoração de fim de ano em casa

Presentes na decoração desde a Idade Média, a criação das Vilas de Natal estão sempre em voga e propõe criatividade na decoração

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 18/12/2013 08:01 CorreioWeb /Lugar Certo
A montagem das Vilas de Natal para decoração de ambientes é um processo de criativo, capaz de integrar a família e reforçar o espírito natalino - Divulgação/Cecília Dale A montagem das Vilas de Natal para decoração de ambientes é um processo de criativo, capaz de integrar a família e reforçar o espírito natalino
 
 
Há pouco tempo para a chegada do Natal, cresce a procura por ideias de como decorar ambientes para recepcionar a data de forma exclusiva e festiva. Com início na Idade Média, a montagem das Vilas de Natal – tradição principalmente no Hemisfério Norte – tem como proposta criar pequenas aldeias embaixo da árvore, durante todos os dias de espera até 25 de dezembro. As casinhas eram esculpidas em madeira, pequenos ramos e galhos reproduziam árvores, enquanto pedras representavam grutas.

A proposta teve início entre as famílias holandesas e alemãs, que não se contentavam apenas com um presépio. A partir do século 19, as vilas foram se modernizando e passaram a ser montadas não apenas embaixo da árvore, mas também em cima de lareiras, mesas de centro e aparadores. As Christmas Villages podem trazer temas diversos, como: cidades, fazendas e oficinas de artenato.
 
Divulgação/Cecília Dale
 
 
A partir da década de 70, a proposta ganhou maior visibilidade e aderência. Com isso, cresce a disponibilidade de adornos para a montagem das vilas. Mini povoados podem ser encontradas em materiais como: cerâmica, porcelana, madeira e até mesmo papelão. Algumas maquetes contam com moinhos e rodas d’água e trenzinhos que se movem ao redor da estrutura.

A montagem das Vilas de Natal é um processo de criativo, capaz de integrar a família e reforçar o espírito natalino. Peças com movimento, luz e música fascinam crianças e adultos e tornam ambientes exclusivos, já que a montagem é de acordo com a criatividade e com o tema escolhido. “Para fazer a neve do chão, é possível usar manta de EVA branco, encontrado com facilidade em papelarias”, sugere a design Cecília Dale.
 
Divulgação/Cecília Dale
 

Tags: decoração

Anúncios do Lugar Certo

Outros artigos

ver todas
05 de outubro de 2016
26 de setembro de 2016
23 de setembro de 2016