Presépios feitos com matéria-prima natural remetem ao significado do Natal

Tradicionais, os presépios de Natal entram na decoração a fim de transmitir o espírito natalino de forma sustentável

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 24/12/2013 08:06 / atualizado em 21/11/2013 13:00 CorreioWeb /Lugar Certo
Divulgação/Antônio Afonso Haus
 
 
Comuns na decoração natalina, os presépios de Natal são montados para fazer referência ao nascimento de Jesus. Tradicionais, podem compor o ambiente através de montagem fixa ou em peças avulsas, que exploram a criatividade da família no processo de decoração da casa para receber as festas natalinas.

Os modelos fabricados com matéria-prima sustentável valorizam ambientes rústicos e contrastam bem com peças sofisticadas, feitas com materiais nobres. Cascas de árvores, folhas de bananeira, pedaços de troncos de coqueiros, folhas de palmeiras, galhos secos e flores do cerrado são algumas das matérias-primas utilizadas pelo artista alemão Antônio Afonso Haus, 93 anos.

Com acervo de mais de 100 peças diferentes para o Natal de 2013, o artista explica que a ideia de confeccionar presépios veio junto com as lembranças das festas de Natal em família, “sou de uma família grande, o Natal era momento de confraternizar e distribuir presentes feitos por nós mesmos”, conta Haus.

Os presépios sustentáveis levam em média uma hora para ficarem prontos e são confeccionados com ferramentas simples, como: faca, tesoura, serra e alicate. Alguns modelos têm como matéria-prima plantas litorâneas, trazidas pelo artista em viagens ao litoral. As figuras dos presépios são miniaturas vindas de países como Alemanha, Itália, França, México e Peru.

Tags: sustentabilidade

Anúncios do Lugar Certo

Outros artigos

ver todas
05 de outubro de 2016
26 de setembro de 2016
23 de setembro de 2016