Comuns na decoração natalina, os presépios de Natal são montados para fazer referência ao nascimento de Jesus. Tradicionais, podem compor o ambiente através de montagem fixa ou em peças avulsas, que exploram a criatividade da família no processo de decoração da casa para receber as festas natalinas.
Os modelos fabricados com matéria-prima sustentável valorizam ambientes rústicos e contrastam bem com peças sofisticadas, feitas com materiais nobres. Cascas de árvores, folhas de bananeira, pedaços de troncos de coqueiros, folhas de palmeiras, galhos secos e flores do cerrado são algumas das matérias-primas utilizadas pelo artista alemão Antônio Afonso Haus, 93 anos.
Com acervo de mais de 100 peças diferentes para o Natal de 2013, o artista explica que a ideia de confeccionar presépios veio junto com as lembranças das festas de Natal em família, “sou de uma família grande, o Natal era momento de confraternizar e distribuir presentes feitos por nós mesmos”, conta Haus.
Os presépios sustentáveis levam em média uma hora para ficarem prontos e são confeccionados com ferramentas simples, como: faca, tesoura, serra e alicate. Alguns modelos têm como matéria-prima plantas litorâneas, trazidas pelo artista em viagens ao litoral. As figuras dos presépios são miniaturas vindas de países como Alemanha, Itália, França, México e Peru.