Adesivos mudam a cara dos ambientes com rapidez e sem precisar de reformas

Eles ajudam a deixar o espaço mais descontraído, informal e com a cara do dono

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 30/12/2013 08:00 / atualizado em 31/12/2013 09:48 Paula Takahashi /Estado de Minas
Mudo Minha Casa/Divulgação

Versáteis e fáceis de ser aplicados, os adesivos acrílicos estão ganhando cada vez mais adeptos. Capazes de dar vida a qualquer ambiente em poucos minutos – com a vantagem de não precisar de quebra-quebra –, as opções para quartos e até banheiros e cozinhas se multiplicam no mercado. Tudo para trazer mais praticidade ao dia a dia e garantir mais economia à decoração.

Nos quartos das crianças e jovens o adesivo tem função lúdica e harmoniosa - BH ADESIVOS/DIVULGAÇÃO Nos quartos das crianças e jovens o adesivo tem função lúdica e harmoniosa
Para a designer gráfica Sylvie Moyen, a alternativa é rápida e dispensa a presença de um especialista para realizar a instalação, atualmente um dos maiores custos de qualquer obra. “A própria pessoa pode aplicar. A dica para ter certeza do local de fixação é pregar o adesivo com uma fita crepe no local desejado. A partir daí, a pessoa pode observar se está centralizado ou se será necessário algum ajuste antes da aplicação definitiva”, orienta Sylvie.

A área deve ser preparada com uma boa limpeza para a retirada de pó e outros materiais suspensos que possam comprometer a fixação da cola. Em geral, inicia-se a instalação na base do desenho escolhido. Com a ajuda de uma espátula ou régua, é possível fixar o produto sem correr o risco de formação de bolhas.

Os quartos são as áreas preferidas para esse tipo de intervenção. Quem não quer gastar com pintura, que gera custo com tinta e profissional qualificado, pode recorrer aos mais diversos temas, como natureza, personagens de filmes e figuras geométricas. A regra é aplicar em paredes lisas, sem qualquer textura.


Gustavo Xavier/ Divulgação
A aceitação desse material é tanta que até opções para banheiros e cozinhas já estão sendo comercializadas. Mas é preciso cuidado. Berenice lembra que áreas com muita umidade e expostas ao calor podem ter a durabilidade do produto comprometida. “No caso do banheiro, nem a tinta de azulejo dura muito tempo”, reconhece a designer de interiores. Vale lembrar que a incidência direta do sol pode comprometer a manutenção do adesivo.

Com os avanços nesse mercado, opções cada vez mais tecnológicas e resistentes começam a ser comercializadas. Assim como os materiais e alternativas, os valores também podem ser os mais diversos possíveis. Há desde opções unitárias de 15cm por 15cm com preços inferiores a R$ 10 até desenhos feitos por encomenda e personalizados que custam acima de R$ 100, de acordo com o tamanho e a complexidade.

Diante de tantas opções, o ideal é pesquisar não apenas o produto certo para cada ambiente como também a qualidade de fabricação. “É importante buscar informações do fabricante para que se tenha segurança quanto à fixação e conservação das cores”, orienta Sylvie. Há casos de adesivos que descolam em poucos dias, o que não é o comum. “Em geral, quanto mais tempo colado, mais ele adere à parede”, observa a designer gráfica.
Mudo Minha Casa/Divulgação


Eduardo Almeida/RA Studio

Tags: decoração

Anúncios do Lugar Certo

Outros artigos

ver todas
05 de outubro de 2016
26 de setembro de 2016
23 de setembro de 2016