Interesse pela segurança, economia de recursos e boa localização está presente em todas as classes e independe de renda
Pesquisa realizada pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic) em parceria com o Instituto Sensus faz referência à perspectiva do consumidor em relação à oferta de inovações em empreendimentos imobiliários. O estudo revela que o interesse pela segurança, economia de recursos e boa localização está presente em todas as classes e independe de renda.
O trabalho mapeou 23 estados brasileiros e o Distrito Federal, entrevistando 1.100 pessoas. Dessa amostra, 78,5% tinham renda de até cinco salários mínimos, e 13,6% de cinco a 10 salários mínimos. "Descobrir como o cliente entende o viés tecnológico e até que ponto ele está disposto a pagar por essas inovações foi o principal objetivo do estudo", explicou José Antônio Simon, vice-presidente do Sinduscon-PE.
De acordo com Maurício Bianchi, diretor de uma empreendedora inovar é fazer a mesma coisa, só que de forma melhor, gastando menos recursos naturais, por exemplo. “Muitas vezes a habitação é oferecida sem levar em consideração a ótica do usuário. O perfil do consumidor deve ser traçado para atender às suas necessidades”, completa Maurício.
Entre os percentuais obtidos, a maioria dos entrevistados mostrou-se disposta a pagar mais por inovações. "Antes, acreditava-se que uma boa localização era o mais importante, agora são levados em consideração a segurança e a economia de recursos. Entre os pesquisados, 31,5% procuram um lugar "calmo", 20,6% com “boa localização” e 11,2% conforto”, finaliza Maurício.