Cortinas de tecido ou persianas, saiba qual a melhor opção para sua casa

A escolha pode fazer a diferença e mudar completamente a identidade de um ambiente

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 05/08/2014 08:11 / atualizado em 05/08/2014 11:39 Hellen Leite
Na hora de escolher entre cortinas ou persianas a primeira coisa que deve ser levada em conta é qual a função queremos dar a esse elemento. Privacidade, bloqueio ou redução de luz, isolamento térmico, acústica ou se será um simples artefato decorativo.

Especialistas defendem que dependendo do material com que são fabricadas, cortinas ou persianas, podem reduzir ou aumentar a quantidade de luz e calor, servem para proteger e evitar o desbotamento dos tecidos da decoração e da madeira de móveis e pisos. Escolher uma em detrimento da outra pode fazer toda a diferença no resultado final de um ambiente. Confira algumas vantagens e desvantagens de cada uma delas

Cortinas

A cortina requer cuidados permanentes para que não perca o caimento, além da limpeza específica de cada tecido. Os sintéticos, como poliéster e viscose, são os mais indicados. Além de fáceis de lavar têm preços mais acessíveis.



Para escolher uma cortina, devem ser considerados: tendências, cores e estilos dos móveis e acessórios que compõe os ambientes. O comprimento das cortinas geralmente devem ser rentes ao chão ou até 1 ou 2 cm maior que a altura da parede. As cortinas curtas só devem ser utilizadas em espaços em que há um móvel próximo à janela.



A arquiteta e urbanista Cynthia Rondelli destaca que “o produto nunca sai de moda, existem várias opções com tecidos naturais ou sintéticos e uma infinidade de cores, mas o uso delas vai depender da decoração do ambiente e da sua funcionalidade”, explica.

Persianas

As persianas não precisam preencher toda a parede, do piso ao teto, o ideal é que cubram apenas a superfície envidraçada.



Existem muitos modelos, acabamentos e versões, podendo ser horizontais ou verticais, de madeira, alumínio, PVC ou tecido, das mais diversas cores e tamanhos. Com exceção das de tecido, as persianas são recomendadas em lugar das cortinas para as pessoas alérgicas, devido à facilidade de limpeza e menor acúmulo de poeira.

Tags: arquitetura

Anúncios do Lugar Certo

Outros artigos

ver todas
05 de outubro de 2016
26 de setembro de 2016
23 de setembro de 2016