Residência com cômodos giratórios é solução para climas extremos

Os arquitetos se inspiraram na mesma tecnologia utilizada em cenários de teatro

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 12/08/2014 08:13 / atualizado em 11/08/2014 17:58 Hellen Leite
NextOffice/Divulgação

A casa foi construída em Teerã, no Irã, aonde as temperaturas no verão podem ultrapassar os 39°C e no inverno chegam a ficar abaixo de zero. Inspirados nas casas tradicionais iranianas, que têm um quarto de verão (Taabestan-Neshin) e uma sala de estar de inverno (Zemestan-Neshin), o estúdio NextOffice projetou uma residência com cômodos que são caixas que se movimentam. Um exemplo de uso inteligente do recinto, uma vez que essa arquitetura acaba proporcionando mais espaço e controle da entrada de luz e ar.

NextOffice/Divulgação


A técnica usada é a mesma de cenários de teatro e palcos giratórios de exibições de carros e empregados por indústrias de aço e naval.Quando as caixas de madeira estão abertas é liberado um espaço extra no terraço. A casa também é projetada de modo a não perder a luz natural quando as caixas estão fechadas. Para fazê-la foi necessário construir um vazio central dentro da estrutura, que permite que a claridade invada todos os andares da residência.


NextOffice/Divulgação


Escadas suspensas foram construídas para ligar os pisos. De acordo com os arquitetos, a parte mais difícil do projeto foi saber como controlar o fluxo de ar e como criar corrimões flexíveis, que se adaptassem a movimentação dos cômodos.

A casa é distribuída em sete andares, os dois pisos menores são áreas comuns, fitness e bem-estar, incluindo uma piscina interior. O piso térreo se transformou na garagem e área de serviço e os dormitórios ficaram no terceiro e quarto andares.

NextOffice/Divulgação

NextOffice/Divulgação

NextOffice/Divulgação

Tags: design

Anúncios do Lugar Certo

Outros artigos

ver todas
05 de outubro de 2016
26 de setembro de 2016
23 de setembro de 2016