A decoração de janelas em pequenos vãos exige criatividade e a escolha de um modelo que valorize o espaço sem abrir mão da luminosidade e praticidade no seu manuseio.
No espaço gourmet, projetado por Marcos Molinari, para cada vão o arquiteto especificou um modelo diferente de cortina e persiana. Para a janela próxima da geladeira, criou um pequeno balcão, utilizando vasos com temperos, que trouxe charme e valorizou a luminosidade necessária ao crescimento das plantas.
Em outro ambiente, onde havia duas janelas, Marcos utilizou uma cortina de teto e uma cortina romana, garantindo privacidade e o controle completo da luminosidade. Usar persianas horizontais também pode ser uma solução prática e sofisticada, com a possibilidade de utilizar um modelo para cada necessidade, valorizando a estética.
Para o quarto, as arquitetas May Lee Chaves e Solange Barciela, selecionaram um outro tipo de persiana. O maior desafio foi transformar um espaço de 8m² recortado em um ambiente jovem e despojado, onde prevalecesse a praticidade e que fosse economicamente acessível, sem abrir mão do bom gosto. "Para que isso fosse possível foram utilizados produtos sustentáveis, como prateleiras feitas com pallets e nichos de caixote de feira, além da utilização de papéis de parede com efeito 3D e a persiana na cor preta que, pela facilidade de uso e variação de posição, produziu um toque de requinte, aliando beleza e praticidade", explica May Lee.