Apartamentos com menos de 100 m² dominam o mercado imobiliário. Os dados do último semestre de 2014 na região metropolitana de São Paulo revelam que os apartamentos lançados nesse período tinham, em média, 78,22 m².
Com os imóveis de tamanhos cada vez menores, o jeito é encontrar saídas para ampliar o ambiente e conseguir organizar tudo dentro de casa. A arquiteta Mayara Kassie ensina que com alguns truques é possível fazer diferença em ambientes pequenos. “Utilizamos técnicas de ilusão de ótica que dá a impressão de ampliar o espaço”, comenta.
Escolha a cor certa para a parede Utilize as cores na medida certa. Nas paredes, no chão, sobre a mesa e nas prateleiras. Seja no local que for, as cores têm um grande poder e significado e, em locais com pouco espaço, elas podem colaborar para que a sensação de amplitude possa tanto aumentar quanto diminuir.
Para a base da sua decoração escolhe cores claras e deixe as cores mais fortes para serem usadas nos acessórios. O uso do mesmo tom nos pisos e paredes também faz com que o ambiente pareça mais amplo. Neste caso, vale a opção de não usar rodapé. “Escolher o tom certo é fundamental. Paredes claras dão a impressão de espaço maior e refletem a luminosidade, como branco e bege”, afirma Kassie.
Use listras Colocar um papel de parede listrado é uma ótima opção para criar a sensação de ambiente mais espaçoso. Listras horizontais ou verticais passam a impressão de maior amplitude.
Aposte nos espelhos Quando aplicado na parede inteira, o espelho possui a função direta na ampliação do espaço. “Escolha espelhos grandes e disponha em paredes do mesmo ambiente, isso produz efeito de infinito”, ensina. No entanto, é importante lembrar que os espelhos ajudam sobretudo na difusão da iluminação, e embora possam aproveitar a luz natural, não devem refletir os raios solares diretamente.