Cor preta segue tendência da moda e ganha espaço na decoração

Projetos provam que o tom é sinônimo de sofisticação e contemporaneidade

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 26/02/2015 08:02 CorreioWeb /Lugar Certo
Se ainda bater aquele receio na hora de utilizar o preto, a dica é começar com pequenas doses. Ao invés de pintar toda a parede, por exemplo, aplique o tom em objetos e acessórios  - Reprodução/Pinterest Se ainda bater aquele receio na hora de utilizar o preto, a dica é começar com pequenas doses. Ao invés de pintar toda a parede, por exemplo, aplique o tom em objetos e acessórios


A semana de moda de Nova York, que terminou na última quinta-feira, (19/02), mostrou que o preto está com tudo. Marc Jacobs, Tommy Hilfiger e Alexander Wang desfilaram coleções onde esse tom foi o grande protagonista. Na decoração, o preto - que era vista praticamente como um vilão – também ganha cada vez mais espaço.

Contra a tonalidade, argumentava-se que ela carregava os ambientes e denotava tristeza, por isso sua aplicação era sempre comedida e pontual. Mas, em paralelo as tendências da moda, isso está mudando. O preto também está em voga no décor mostrando que, quando bem trabalhado, tem o poder de deixar os espaços mais nobres e contemporâneos.

A arquiteta Ana Lívia Werdine destaca itens importantes para quem quer lançar mão do preto mas tem medo que o ambiente se torne depressivo ou claustrofóbico. “Deve-se levar em conta a luminosidade, ventilação, a finalidade do espaço e os elementos do décor. Estudados estes fatores, pode-se conseguir várias composições criativas e ousadas”.

Leia mais notícias em Decoração

Ambientes menores, como lavabos, também podem receber essa cor. “Para que o tom não transmita a sensação de que o ambiente é menor do que ele de fato é, basta usar o preto em equilíbrio com tons mais neutros e claros”, recomenda a designer de interiores Laura Santos.

E se o problema é quebrar a sisudez da cor, Fabiana Visacro, designer de interiores, tem a solução. “O desenho das peças/móveis pretos deve ser leve e moderno. Lançar mão de elementos e adornos mais coloridos também é uma boa ideia. Para quem não quer muita cor no projeto, nuances de cinza são uma saída, assim como papeis de parede”, ensina a profissional.

Se ainda bater aquele receio na hora de utilizar o preto, a dica é começar com pequenas doses. Ao invés de pintar toda a parede, por exemplo, escolha aplicar a cor apenas em alguns blocos. Móveis e adornos também são uma maneira de ir acrescentando o tom no projeto. “O preto fica bem em bancadas, paredes, cadeiras e adornos”, destaca Ana Lívia. “Tapetes, mesas de centro ou lateral também são boas opções”, completa Fabiana.

Outra forma de utilizar essa tonalidade é associá-la ao brilho. “Além de sofisticar o espaço, o preto somado ao brilho se torna um elemento refletivo que traz uma sensação de amplitude”, conta Laura. Espelhos e uma iluminação caprichada também valorizam essa cor e o ambiente de forma autêntica e elegante.

Anúncios do Lugar Certo

Outros artigos

ver todas
05 de outubro de 2016
26 de setembro de 2016
23 de setembro de 2016