Tons neutros, cores sóbrias, materiais clássicos. Esses são os elementos mais comuns em uma decoração masculina, segundo a arquiteta Letícia Hammerschmidt, especialista em arquitetura e design de interiores. A profissional brasiliense destaca que os elementos, marcantes e cheios de personalidade estão entre as preferências de homens que apostam em uma decoração especial para o seu cantinho, já que há muito tempo a preferência por uma décor mais elaborada não é uma exclusividade feminina e, com isso, homens têm investido em espaços personalizados, confortáveis e até mesmo tecnológicos.
Leia mais notícias em Arquitetura e DecoraçãoLetícia, que este ano assina um projeto voltado para um jovem rapaz, destaca que existem cuidados pontuais para evitar tanto o clichê de uma décor sem personalidade como também para não cair em pequenas armadilhas. De acordo com a arquiteta, como as cores mais escuras e fechadas caem no gosto masculino com mais facilidade, é necessário ter cuidado redobrado com a iluminação, para que o espaço não fique muito escuro. “A ressalva vale também para valorizar as escolhas decorativas do ambiente”, ressalta.
Outra dica da profissional é investir na mistura de estilos, como o industrial e o clássico. “O concreto aparente é uma tendência muito requisitada por homens, assim como o couro, que apesar de ser um clássico, nunca sai de moda e representa muito bem o toque de masculinidade”, ensina a arquiteta.
Segundo Letícia, os elementos tecnológicos também fazem parte do universo masculino na hora de decorar e pensar em um ambiente personalizado. Entre as opções que fazem mais sucesso, a arquiteta aponta a automatização da iluminação e ainda os equipamentos de áudio e vídeo para compor salas e homes.