Adquirir novos móveis e outros objetos é uma forma comum de renovar a casa. No entanto, uma alternativa criativa e amiga da natureza é dar usos diferentes para peças antigas. Os arquitetos Márcio Corrêa e Cecília Werneburg dão exemplos disso na 24ª Casa Cor Brasília.
Para compor o ambiente Recanto nas Nuvens, eles reutilizaram e deram novas funções a vários materiais. Em uma das paredes, se destacam dois quadros com pinturas de pássaros da fauna brasileira. Mas, originalmente, eles são fragmentos de duas portas de madeira de antigas casas de Tiradentes, em Minas Gerais (MG).
Leia mais notícias em Arquitetura e DecoraçãoPróximo a mesa de jantar do espaço, que também conta com living, home-theater e adega, também há um quadro com 2304 cápsulas de café recicladas. Márcio juntou as unidades ao longo de três anos e confeccionou a obra, que reproduz uma parte do teto da Igreja de Santo Antônio, pintada por Mestre Ataíde no século XVII, em Santa Bárbara (MG).
Os exemplos da dupla de arquitetos são boas ideias para se inspirar. Que tal começar a reciclar ou transformar um móvel antigo em uma peça diferente?