Novo PPCub prevê construção de estacionamento subterrâneo na Esplanada

Alterações no texto original do PPCub são aprovadas pelos conselheiros do Conplan e podem permitir a construção de projeto engavetado pelo governo

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 14/03/2014 17:27 / atualizado em 14/03/2014 17:44 Diane Lourenço /Correioweb
O projeto foi anunciado pelo governador em janeiro do ano passado e previa um estacionamento subterrâneo com 10 mil vagas - Divulgação/Ascom GDF - 31/01/2013 O projeto foi anunciado pelo governador em janeiro do ano passado e previa um estacionamento subterrâneo com 10 mil vagas

Os membros do Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do Distrito Federal (Conplan) aprovaram nesta sexta-feira (14/3), o artigo do Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCub) que prevê a construção de garagem subterrânea no gramado central da Esplanada dos Ministérios. Essa possibilidade havia sido vetada pelo grupo de técnicos e especialistas, formado pela Câmara Legislativa para revisar o PPCub, mas acabou aprovada na votação de hoje que avaliou os destaques aos artigos do projeto (PLC 078/2013).

O grupo de trabalho continha integrantes do Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal (IHGDF), do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), da Sedhab, do IAB-DF e da UnB. Mas na manhã de ontem, os técnicos deixam a votação por não concordarem com a metodologia de análise do PPCub.

Estacionamento

O projeto foi anunciado pelo governador em janeiro do ano passado e previa um estacionamento subterrâneo com 10 mil vagas na Esplanada dos Ministérios. A construção seria erguida a partir de uma parceria público privada (PPP), em conjunto com a Câmara dos Deputados e o Senado. À época, o governador enalteceu as vantagens do projeto que previa a construção de um prédio subterrâneo com quatro pavimentos, que além de vagas para carro, abrigaria restaurantes e bancos.

Por se tratar de PPP o acesso ao estacionamento seria cobrado, mas o andamento do suntuoso projeto está parado - Divulgação/Ascom GDF - 31/01/2013 Por se tratar de PPP o acesso ao estacionamento seria cobrado, mas o andamento do suntuoso projeto está parado


“Vamos fazer um estacionamento subterrâneo. Vamos ter aproximadamente 10 mil vagas e isso vai atender muito [à cidade] e principalmente à Câmara e ao Senado. Além disso, terá área de alimentação, espaço para alguns serviços que funcionam na Câmara e no Senado”, disse Agnelo após encontro com os então presidentes das duas Casas, senador José Sarney e deputado Marco Maia.

Por se tratar de PPP o acesso ao estacionamento seria cobrado, mas  o andamento do suntuoso projeto está parado. Após o anuncio feito pelo governador junto com os representantes do Legislativo Federal em 2013, o governo não divulgou o edital do projeto que prometia alto investimento econômico. Durante o anúncio do projeto o governador ressaltou que o edital de licitação estaria pronto em três meses e a obra concluída em até três anos.

De acordo com a Secretaria de Comunicação, a proposta estaria passando por uma nova modelagem econômico e financeiro, mas até a publicação da reportagem, ainda não havia adiantado detalhes sobre o andamento do projeto.

Divulgação/Ascom GDF - 31/01/2013

Divulgação/Ascom GDF - 31/01/2013

Tags: milão

Anúncios do Lugar Certo

Últimas notícias

ver todas
13 de novembro de 2018
12 de novembro de 2018
08 de novembro de 2018
04 de novembro de 2018
03 de novembro de 2018