Projeto reserva 3% das moradias populares para pessoas com deficiência

As residências devem ser adaptadas e preferencialmente localizadas no térreo, sendo destinadas a pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 09/04/2014 08:02 / atualizado em 08/04/2014 13:54 Agência Senado
O projeto pretende acabar com a precariedade das condições habitacionais, que acentua a dificuldade de integração social - Rafael Ohana/CB/D.A Press O projeto pretende acabar com a precariedade das condições habitacionais, que acentua a dificuldade de integração social


Priorizar o acesso à moradia digna para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Esse é o objetivo do Projeto de Lei do Senado (PLS) 78/2011, que será analisado pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) nesta quarta-feira (09/4), em reunião marcada para as 11h30.

Pela proposta, 3% das unidades habitacionais de programas sociais serão destinados a pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida. Essas residências devem ser adaptadas e preferencialmente localizadas no térreo. As adaptações também se estendem aos ambientes assistenciais. A autora do projeto, senadora Ângela Portela (PT-RR), justifica que “o acesso à moradia digna, direito de todos, tem sua relevância evidenciada no caso das pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida, para as quais a precariedade das condições habitacionais acentua a dificuldade de sua necessária integração social”.

A senadora acrescenta que o princípio da igualdade dos direitos implica o tratamento desigual dos desiguais. Nesse sentido, argumenta, incumbe ao legislador assegurar eficácia às normas constitucionais que determinam a proteção especial das pessoas com deficiência, que, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), representam 14,5% da população brasileira. O relator, senador Eduardo Suplicy (PT-SP), é favorável ao projeto, que tramita em caráter terminativo.

Tags: sustentabilidade

Anúncios do Lugar Certo

Últimas notícias

ver todas
12 de novembro de 2018
08 de novembro de 2018
04 de novembro de 2018
03 de novembro de 2018
01 de novembro de 2018