Ferramenta permite calcular custo de projetos e execução de obras

O Software da Tabela de Honorários de Serviços em Arquitetura e Urbanismo pode ser usado por profissionais e clientes; a ferramenta está disponível para computadores, tablets e smartphones

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 06/06/2014 08:00 / atualizado em 06/06/2014 09:18 CorreioWeb /Lugar Certo
Para obter valores mais precisos no levantamento de custos de obra, foi lançado o Software da Tabela de Honorários de Serviços em Arquitetura e Urbanismo, que permite calcular de forma rápida e eficaz os gastos de projetos arquitetônicos e paisagísticos. O objetivo da tabela é organizar dados e esclarecer as atividades envolvidas na elaboração e execução de um projeto. “A tabela é nacional e torna mais claro o trabalho dos arquitetos e urbanistas, bem como a remuneração para cada tipo de serviço”, explica o presidente do CAU/BR, Haroldo Pinheiro.

A Tabela de Honorários é dividida em três módulos, que apresentam 211 atividades distintas - referentes às atribuições dos profissionais. A ferramenta pode ser usada por profissionais de todo o país, já que orienta os contratos recomendados pelo Código de Ética e Disciplina. Assim, é possível evitar práticas abusivas de preços. Além disso, a ferramenta também deve fixar e detalhar os serviços cobertos e descobertos pela remuneração estabelecida e nortear decisões em eventuais disputas judiciais.

A tabela não sobrepõe a negociação entre arquiteto e cliente, uma vez que o orçamento é ponderado levando em consideração outros fatores. Porém, o Código de Ética e Disciplina do CAU/BR recomenda que o arquiteto apresente suas propostas de custos de serviços de acordo com a ferramenta.

“O Brasil já conta com um sistema que serve de referência para as contratações de obras da indústria da construção civil, o Sistema Nacional de Preços, Custos e Índices (Sinapi), da Caixa Econômica Federal. A Tabela de Honorários completa o círculo, incluindo projetos e serviços”, afirma o arquiteto Odilo Almeida Filho, que coordenou a criação do sistema. Para utilizar o software, um guia orienta a inserção de dados e uso da ferramenta.

Tags: alta

Anúncios do Lugar Certo

Últimas notícias

ver todas
15 de novembro de 2018
13 de novembro de 2018
12 de novembro de 2018
08 de novembro de 2018
04 de novembro de 2018