Em Águas Claras, quitinetes perdem posto de opção mais rentável, diz estudo

Com ganho de 5,32% em 2013, apartamentos com um quarto passaram à frente em ganhos com aluguel, segundo pesquisa do Sindicato da Habitação do DF

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 09/07/2014 08:00 / atualizado em 09/07/2014 09:34 Isaías Monteiro
Daniel Ferreira/CB/D.A Press


Houve mudança no ranking local de investimentos imobiliários. Embora Águas Claras siga como região administrativa mais rentável, os maiores ganhos com aluguéis passaram a ser colhidos em apartamentos de um quarto. Em 2013, as unidades renderam 5,32%, sem desconto da inflação, segundo estudo do Sindicato da Habitação do Distrito Federal (Secovi-DF), divulgado na última sexta-feira (04/07).

“Foi a variação de maior impacto”, definiu Lucas Machado, coordenador do estudo, sobre a liderança dos apartamentos. “Quitinetes lideravam há, no mínimo, dois anos”, detalhou ele, estudante de economia na Universidade de Brasília (UnB) e consultor na Econsult, empresa que elabora o balanço do Secovi. Águas Claras liderou em todas as demais opções — habitações de um, dois e três dormitórios.

"Em todas as localidades analisadas, observa-se que a rentabilidade decresce conforme a quantidade de dormitórios aumenta", apontaram os pesquisadores. Para o cálculo, considerou-se apenas Brasília, Águas Claras e Guará. Segundo a pesquisa, são as “cidades com amostras mais expressivas”. Foram considerados os preços medianos de imóveis em cada uma região, nas modalidades de venda e aluguel.



A íntegra da análise contém dados de preços médios da maior parte das regiões administrativas do DF.

Brasília foi a única entre dez regiões estudadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a exibir alta do déficit habitacional nos últimos seis anos, diz a pesquisa. Para os autores, o aumento é um dos fatores para a elevação “vigorosa” de preços de imóveis, após um ano e meio de estagnação. “Assim sendo, tal aumento não parece ser meramente conjuntural, mas pode configurar uma tendência."

Tags: mercado imobiliário

Anúncios do Lugar Certo

Últimas notícias

ver todas
05 de outubro de 2016
26 de setembro de 2016
23 de setembro de 2016