Aprenda como trocar a resistência do chuveiro em oito passos

Na maioria dos casos, o reparo pode ser realizado sem dificuldades ou riscos à segurança

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 17/07/2014 08:32 / atualizado em 16/07/2014 18:53 Redação Lugar Certo PR /Folha de Londrina
Docol/Divulgação


Os principais motivos para que o chuveiro elétrico pare de funcionar são problemas na rede elétrica ou resistência queimada. Para o primeiro caso, é necessário contratar um eletricista ou técnico especializado para verificar o problema e resolver de forma profissional. Para o segundo, a solução é mais fácil e nem sempre é necessário substituir o equipamento. Na maioria dos casos, o reparo pode ser realizado sem dificuldades ou riscos à sua segurança. Basta seguir alguns passos simples e rápidos.

Tenha em mãos:

• Uma resistência nova (verifique as especificações no manual de instrução do chuveiro, marca e modelo);
• Uma escovinha para limpeza;
• Chave de fenda (para alguns modelos de chuveiro);
• Uma lixa pequena;
• Um pequeno alicate.

Instalação (passo a passo)

1. Verifique se o chuveiro está, de fato, queimado, deixando a água cair por alguns segundos. Feche, desligue o disjuntor e ligue novamente. Repita o processo e cheque se a água está esquentando. Esse processo é feito porque, em alguns momentos, a água não enche o compartimento do chuveiro e o diafragma (responsável pelo apoio aos pontos elétricos e acionamento da corrente elétrica) não sobe, impedindo que os pontos toquem a parte superior do chuveiro, que é conectada à rede de energia.

2. Certifique-se de usar calçados com solado de borracha para prevenir choques elétricos, isolando o corpo em relação ao solo. Desligue o disjuntor geral.

3. Desmonte o chuveiro, desenroscando o espalhador e retirando a tampa. Alguns chuveiros podem exigir o uso da chave de fenda nessa fase. Cuidado para não danificar a borracha que fica entre a câmara e a tampa, pois ela serve para garantir o fechamento sem que haja risco de vazamento.

4. Antes de colocar a nova resistência, considere fazer uma limpeza na câmara, principalmente nos contatos, e no espalhador, usando a escovinha e a lixa. Caso hajam orifícios entupidos, desobstrua-os com um alfinete.

Docol/Divulgação
5. Verifique a posição da resistência queimada. A nova resistência deve ser colocada na mesma posição. Note que ela possui uma parte maior e uma menor. Isso significa que há uma forma específica de ser aplicada nos contatos. Pode-se notar um trecho maior entre contatos, onde será aplicada a parte maior da resistência, e um menor, onde será aplicada a parte menor correspondente.

6. Retire a resistência queimada com o alicate e encaixe a nova nas extremidades dos contatos e na canaleta (ou guia).

7. Com a resistência nova posicionada, remonte o chuveiro com a câmara, tampa e espalhador.

8. Antes de ligar o disjuntor, abra o chuveiro e deixe a água cair por alguns segundos (como no processo feito inicialmente para verificar se o chuveiro estava queimado). Isso faz com que o ar seja retirado da câmara e esta, por sua vez, seja preenchida com água. Esse processo é importante para evitar que a nova resistência também venha a queimar. Após o enchimento da câmara, ligue a chave geral e movimente a chave do chuveiro para a posição inverno. Verifique o aquecimento da água.

Dicas e curiosidades

A chave inverno/verão é responsável por regular o trecho da resistência que será percorrido pela corrente elétrica. Enquanto na posição verão toda a resistência é ativada, permitindo mais espaço para a circulação dos elétrons, esquentando menos a resistência, na posição inverno apenas parte dela é ativada, permitindo menos espaço para os elétrons percorrerem, fazendo com que se choquem mais uns aos outros, deixando a resistência mais quente, elevando a temperatura da água.

Ao manipular qualquer componente elétrico, não o faça com a palma da mão. Utilize, no primeiro momento, apenas as costas da mão, pois se estiver com a mão aberta sobre o componente energizado, os músculos contrairão, fazendo com que os dedos agarrem à peça.

Ao recolocar o chuveiro no cano, vede-o com fita veda rosca a fim de evitar vazamentos.

O fio terra, presente nos chuveiros elétricos, é de cor verde ou verde/amarelo, e deve ser cuidadosamente manipulado e recolocado na mesma posição, pois é ele quem atenua o risco de choque elétrico.

Fonte: Leroy Merlin

Tags: materiais

Anúncios do Lugar Certo

Últimas notícias

ver todas
15 de outubro de 2018
14 de outubro de 2018
11 de outubro de 2018
09 de outubro de 2018
07 de outubro de 2018