Estudo técnico analisa sustentabilidade na construção civil

Além de trazer perspectivas para o setor, a pesquisa oferece subsídios para futuras políticas de promoção sustentável

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 07/11/2014 08:14 Portal Brasil
 Breno Fortes/CB/D.A Press


O estudo técnico “Aspectos da Construção Sustentável no Brasil e Promoção de Políticas Públicas", encomendado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) ao Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS), traz novas perspectivas para o avanço da sustentabilidade na construção civil. A pesquisa também foi realizada em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).

O principal objetivo do estudo é servir de subsídio para que o governo federal desenvolva futuras políticas de promoção da construção civil sustentável, com recomendações para o aprimoramento do desempenho do setor. Confira a publicação completa.

A iniciativa faz parte dos preparativos para subsidiar a construção do 2º ciclo do Plano de Ação para Produção e Consumo Sustentáveis (PPCS), que vai pautar as ações do governo, do setor produtivo e da sociedade no sentido de criar padrões mais sustentáveis de produção e consumo para o período de 2015 a 2018.

Leia mais notícias em Últimas

O 1º PPCS foi lançado pelo MMA, por meio do departamento de Produção e Consumo Sustentáveis, em 2011 e será concluído no final de 2014.

Enfoque

A publicação traz uma pesquisa que foi realizada com profissionais do setor, além de abordar as necessidades e oportunidades do ramo. O estudo técnico propõe ações para eficiência energética, uso racional de água e destinação de materiais no ambiente construído.

O setor da construção tem alto consumo de recursos naturais e gera grandes volumes de resíduos. O Conselho Internacional da Construção (CIB) aponta a indústria da construção como o setor que mais consome recursos naturais e utiliza energia de forma intensiva. Estima-se que mais de 50% dos resíduos sólidos gerados pelo conjunto das atividades humanas sejam provenientes da construção.

Desafios

A publicação também aborda os desafios do setor, como a necessidade de ampliar o conhecimento sobre o tema construção sustentável, de realizar campanhas de esclarecimento à população, de desenvolver capacitações técnicas dos envolvidos, de criar ferramentas específicas, de disponibilizar novos incentivos e linhas de financiamentos e de demandar legislação e regulamentos específicos.

O estudo foi lançado nesta semana durante o 7º Simpósio Brasileiro de Construção Sustentável, em São Paulo (SP), organizado pelo CBCS e contou com a participação de representantes do setor público, da academia e do mercado.

A pesquisa foi encomendada ao CBCS por este congregar experiência técnica em áreas estratégicas e reunir diferentes profissionais do setor da construção.

Anúncios do Lugar Certo

Últimas notícias

ver todas
17 de setembro de 2018
14 de setembro de 2018
09 de setembro de 2018
05 de setembro de 2018