Sistemas de impermeabilização devem ser contemplados desde a fundação do imóvel

O mais indicado é que esses processos aconteçam ainda no alicerce. Se os problemas de infiltração aparecem depois, o custo é maior

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 28/11/2014 08:16 Carolina Cotta /Estado de Minas
Aplicação de impermeabilização flexível em laje descoberta - Firmino Siqueira/Divulgação - 9/10/07 Aplicação de impermeabilização flexível em laje descoberta


A chegada do período chuvoso vem acompanhada de alguns incômodos para quem não se preocupou com a impermeabilização durante a construção, ou não a renovou com o passar dos anos. E com a chuva já não há muito o que fazer. Os sistemas de impermeabilização devem ser contemplados desde a fundação do imóvel, já no alicerce, e englobam cuidados especiais também com as paredes e a laje. Há, claro, a opção de fazer reparos em edificações prontas, mas como alerta o engenheiro civil Rogério Machado, da Casa do Impermeabilizante, o preventivo sai bem mais barato que o corretivo. “De acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a impermeabilização corresponde a 2% do custo da obra”, alerta.

Segundo o especialista, para os alicerces existem as pinturas e mantas asfálticas, além das argamassas poliméricas. Para as paredes são indicadas tintas acrílicas e à base de silicone, pois elas impedem a passagem de água. Para as lajes, recomendam-se as mantas asfálticas e as mantas líquidas. A primeira é uma manta pré-fabricada aplicada na superfície com a ajuda de um maçarico ou autoadesivo. A manta líquida é moldada no próprio local, por meio da aplicação de várias camadas. Tem, entretanto, algumas restrições, como áreas sujeitas a trânsito. “Os produtos disponíveis já estão no mercado há algum tempo. Não há muita novidade nesse sentido”, comenta.

Mas se a casa já está pronta e começam a aparecer as infiltrações e vazamentos a solução vai depender da origem do problema. Pode ser que ele apareça próximo aos rodápes, a chamada umidade ascendente. “Isso, geralmente, é resultado de um erro construtivo, quando a fundação fica abaixo do nível da casa”, explica o engenheiro. Na parede, a umidade é resultado da chamada batida de chuva, no caso da que recebe a água diretamente em suas estrutura. Se for essa a questão, podem ser aplicados impermeabilizantes sobre a pintura, sobre os revestimentos e mesmo sobre a pedra.

Leia mais notícias em Últimas

Se o problema vem de uma laje e essa já tiver um piso colocado, a opção é removê-lo, fazer a impermeabilização e só então recolocar o piso. Segundo Rogério, essas soluções de impermeabilização duram de 10 a 15 anos e depois desse período devem ser trocadas para manter a eficiência da barreira. Há ainda opções de impermeabilização para usar na subcobertura, caso das mantas colocadas abaixo das telhas. “Também é possível impermeabilizar telhas metálicas e de amianto com mantas de alumínio autoadesivas”, conta o especialista, que chama a atenção para a importância de impermeabilizar banheiros e demais áreas frias da construção com argamassa polimérica estruturada com véu de poliéster.

SUSTENTÁVEIS

Telhados verdes em casas e edifícios contribuem com o paisagismo urbano e com a redução da poluição ambiental, por ajudar na drenagem de chuvas. A aplicação e uso de vegetação sobre a cobertura de edificações também traz melhorias no conforto térmico e acústico tanto no inverno como no verão?- o que permite a redução do consumo energético?, na manutenção da umidade relativa do ar e na purificação do ar no entorno da estrutura. Porém, antes de investir em um telhado verde é necessário considerar todas as variáveis do projeto para que uma boa iniciativa não se torne dor de cabeça.

É fundamental avaliar a resistência da estrutura, o desnível da área que vai receber a vegetação e, principalmente, o projeto de impermeabilização do local. Entre as principais consequências de um projeto mal-estruturado estão os vazamentos e as infiltrações. “Embora o conceito de construir um jardim sobre uma edificação seja simples, a execução precisa de cuidados com a impermeabilização para evitar que essa ação tão benéfica traga transtornos indesejáveis”, alerta o engenheiro Flávio de Camargo, gerente técnico e de Marketing da Denver Impermeabilizantes. A manta asfáltica é uma das soluções para esse ambiente.

Anúncios do Lugar Certo

Últimas notícias

ver todas
19 de novembro de 2018
15 de novembro de 2018
13 de novembro de 2018
12 de novembro de 2018