A cidade de Fujisawa será erguida em uma área de 190 mil metros quadrados, a 40 quilômetros de Tóquio. Vão ser gastos U$ 500 milhões para construir 1.000 casas. A previsão é de que a cidade sustentável fique totalmente pronta em 2018. No entanto, cem famílias já vivem no local desde abril deste ano.
Fujisawa vai gerar 30% de sua energia de fonte solar e terá serviços de partilha de carros e bicicletas elétricas e ainda economizará 30% de água em relação ao padrão médio japonês.Parte da construção será paga com as vendas das casas, algo em torno de os U$ 220 milhões.
Leia mais notícias em Últimas A cidade terá um relógio de sol no cento de sua praça principal, além de uma bem estocada livraria. Além disso, o projeto poderá ter três dias de eletricidade gerados para caso de desastre, uma preocupação desde o acidente com a usina nuclear de Fukushima, em março de 2011, informa o Cio.
Dezoito empresas colaboraram no projeto, e administrarão os serviços essenciais de energia, segurança, mobilidade e saúde, que também gerarão receita.