Transformar uma residência da década de 40 num lar que une elementos clássicos e contemporâneos foi a missão da arquitetura Marina Dubal em Belo Horizonte. O projeto foi contratado por uma jovem família com filhos pequenos que saiu de um apartamento para uma casa em Lourdes, bairro nobre da Região Sul da capital mineira.
A casa de 1946 possui generosos 400m² de área construída, em terreno com espaço suficiente para que os filhos possam desfrutar de jardim com jabuticabeira e criar um cachorro. O projeto de Dubal primou por manter as características arquitetônicas do imóvel. Onde os detalhes originais já haviam sido modificados, a profissional utilizou elementos em estilo retrô para manter o clima de Belo Horizonte dos anos 40. A reforma durou um ano e seis meses.
"Foi um projeto muito desafiador já que tínhamos que adaptar uma casa antiga à vida de uma família jovem, mantendo as características originais do imóvel e enaltecendo o charme desse conceito. Mas a alegria da família com o resultado final do projeto mostra que o desafio foi superado com sucesso", comemora Dubal.
Leia mais notícias em Decoração Logo na entrada da casa, a varanda ganhou integração com o jardim e a sala de estar e jantar. O piso escolhido é o mármore Travertino Noce French Pattern da Palimanan que tem estilo vintage. Os móveis utilizados vieram do apartamento e casaram muito bem com o novo lar.
O sofá exibe sofá em linho, poltronas berinjela e mesa de madeira e vidro - outras peças que vieram do antigo lar. Dialogando com esse ambiente, está a a sala de jantar, com cadeiras e poltronas do designer Sérgio Rodrigues. A mesa ganhou um novo tampo, agora feito em mármore Carrara italiano.
O estilo retrô dos ambientes anteriores é quebrado na sala de TV. O enorme e confortável sofá marrom recebe a família para momentos de relaxamento. O televisor de tela fina é fixado numa estante cinza planejada para abrigar cetenas de livros do casal. O móvel foi desenhado pela arquiteta e exibe subdivisões irregulares que criam um ritmo geométrico. O resultado é um ambiente moderno e acolhedor.
Cozinha
Na cozinha, foi aplicado porcelanato ultra-fino Terra Tile em cima do piso anterior, uma técnica que dá mais velocidade à obra. Nas paredes, duas opções: cerâmica bizotada branca sobre fogão e bancada e fórmica azul. O destaque do ambiente, contudo, fica na bela mesa em madeira de demolição, que dialoga com a luminária pendente da Templuz. Por fim, elementos coloridos como pratos decorativos e panelas e ventilador vermelhos dão recorte divertido e moderno à cozinha.
Ainda na área pública, há o lavatório, que exibe uma peça que confere toque especial à residência. O casal herdou um antigo lavabo com misturadores que foram reformados para o projeto. A peça possui bela ornamentação floral, que ficou ainda mais delicada com a cerâmica bizotada das paredes, faixa em madeira de demolição e espelho sobre quadro de MDP com retro iluminação.
Dormitórios
No andar superior, encontram-se os quartos da família. Para acessá-los, a antiga escada foi mantida, mas com corrimão totalmente reformado no estilo original. Na base do elemento, uma divertida mesa-bicicleta. Os quartos das meninas são ambientes femininos e delicados, com utilização de móveis em palha branca. Nichos guardam brinquedos, toy art e lembrancinhas de viagens pelo mundo.
Os banheiros têm porcelanato cimentício no piso e pastilha retangular na parede e armários projetados com portas espelhadas. No destinado aos filhos, baú em laca amarelo e brinquedos. E as clássicas banheiras foram mantidas, tornando um ambiente clássico e atual no mesmo tempo.