As edificações foram construídas para colaborarem entre si, por isso as ruas e os pátios superiores são os tetos das casas inferiores. A estrutura é feita de adobe, técnica que utiliza barro e palha ou pedaços de madeira, e para conservá-la é proibida a passagem de carros pelo local.
Apesar da idade das construções, as casas resistem a altas e baixíssimas temperaturas. A localização elevada de Masouleh oferece o ar quente, das montanhas. Isso leva a uma precipitação abundante de água, que garante densas florestas e rios jorrando na área.
A primeira vila de Masouleh foi estabelecida a 6 km a noroeste da aldeia atual e é chamada de Antiga Masouleh. A comunidade já chegou a ser a Rota da Seda da região de Gilan, onde pessoas de longe e de perto se reuniam lá para negociar mercadorias, porém, nos últimos anos a pessoas migraram para um centro comercial devido ao desemprego e falta de renda. Hoje, Masouleh está, caminhando para se tornar um destino turístico popular e a estrutura das casas é a principal atração.