A “cidade-luz” quer se transformar na capital mundial do ciclismo até 2020. A Prefeitura de Paris, capital da França, lançou um plano que vai dobrar o número de ciclovias na cidade nos próximos cinco anos. De acordo com informações divulgadas no site da prefeitura, o investimento será de mais de 150 milhões de euros.
O ‘Plano Vélo’ pretende triplicar a quantidade de trajetos feitos por bicicleta de cinco para 15% do total de deslocamentos realizados. Em 2020, com o dobro de vias para ciclistas, a capital francesa terá 1.400 quilômetros exclusivos.
Algumas das vias principais de Paris terão uma faixa transformada em ciclovia. Como na cidade as distâncias são curtas, a prefeitura garante que não é difícil adotar novos hábitos e trocar o carro pela bicicleta. As medidas de incentivo ao ciclismo têm aumentado a cada ano, e até 2020, a velocidade poderá chegar a 50km/h em apenas 10% das ruas parisienses. Atualmente, várias vias já têm limite de 30km/h.
No plano está inclusa a implantação da rede “Express vélo”, que terá vias de mão dupla para os ciclistas de norte a sul, de leste a oeste e no percurso às margens do rio Sena, que corta a cidade. Além disso, serão garantidos estacionamentos mais seguros para as bicicletas.