Jardim suspenso francês inspira novas versões nos EUA e Inglaterra

Projetos de jardins suspensos aproveitam espaços inutilizados em grandes cidades

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 18/05/2015 08:02 / atualizado em 17/05/2015 14:48 CorreioWeb /Lugar Certo
Reprodução / Internet


Um jardim suspenso, construído sobre o trecho de uma estrada de ferro desativada em 1969, atrai um público romântico em Paris (França), mas ainda é pouco conhecido por turistas e até moradores da capital francesa. O Promenade Plantée, também conhecido La Coulée Verte, é um jardim suspenso de 4,7 quilômetros, que atravessa quase um bairro inteiro. Estados Unidos e na Inglaterra já têm projetos inspirados na construção francesa.

Leia mais notícias em Arquitetura e Decoração

A estação terminal da linha férrea conhecida como Ligne de Vincennes ficava na Bastille, local onde atualmente funciona a Opéra Bastille, casa de ópera parisiense. Em 1988, a prefeitura da cidade transformou a via férrea em um jardim para passeio.

Reprodução / Internet


Sob os arcos do Promenade Planteé, funcionam diversos ateliês de arte, num trecho conhecido como Viaduc des Arts. O local abriga de especialistas em flores, até decoração em porcelana, e um fabricante de violinos e violoncelos artesanais.

Reprodução / Internet


Em um trecho do caminho, o jardim atravessa um prédio, que parece ter sido cortado para dar passagem à estrada. Em outras partes, o jardim passa à altura de janelas de outros prédios.

Reprodução / Internet


O Promenade Planteé inspirou a construção do High Line Park, em Nova Iorque (Estados Unidos). O parque linear, construído em 2009, também utiliza trilhos de uma antiga via férrea. Além da paisagem de 2,3 quilômetros, o parque também funciona como espaço de manifestações culturais durante todo o ano.

Reprodução / Internet


Em Londres (Inglaterra), um escritório já apresentou seu projeto para a construção do ‘Garden Bridge’, uma ponte jardim sobre o rio Tamisa. Em Washington (EUA), um concurso foi lançado para selecionar o projeto do parque que será construído sobre o Rio Anacostia.

Reprodução / Internet

Anúncios do Lugar Certo

Últimas notícias

ver todas
13 de novembro de 2018
12 de novembro de 2018
08 de novembro de 2018
04 de novembro de 2018
03 de novembro de 2018