Veja dicas para manter a cozinha sempre limpa e desinfetada

Listamos algumas orientações básicas para não se perder ao cuidar da casa

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 02/07/2015 09:00 / atualizado em 01/07/2015 17:42 Redação Lugar Certo PR /Folha de Londrina

Reprodução/Internet


Quando paramos para pensar qual é o cômodo da nossa casa que tem mais germes e bactérias, logo pensamos no banheiro, não é? Porém, estudos e pesquisas apontaram que a cozinha, por causa da manipulação de alimentos, possui utensílios de grande contaminação, como tábuas, cortadores, espátulas, liquidificadores e até a própria esponja de lavar louça.

A esponja é uma casa de fungos e bactérias, já que mistura os restos de gordura e comida com a umidade comum dela. Por isso, se você tem a costume de fazê-la durar o máximo possível, saiba que essa prática só faz o cultivo de bactérias ser ainda maior. "O tempo de duração de uma esponja de lavar louça é uma semana", diz Paula Roberta da Silva, consultora especializada em limpeza e dicas para facilitar o dia a dia da dona de casa.


Leia mais notícias em Últimas

Quando a utilizamos por bastante tempo, as bactérias se proliferam de maneira muito rápida no ambiente, gerando vários riscos à saúde. "Inclusive, um estudo realizado por cientistas detectou que é possível encontrar nas esponjas coliformes que podem causar salmonela e intoxicação alimentar", diz Paula. Mas há como prolongar, mesmo que por pouco tempo, sua utilização. "Lavar a esponja com água e sabão e enxaguar ou ferver um litro de água e colocá-la por 10 minutos, retirando-a com o pegador e esperando que ela esfrie pode ajudar nessa missão", diz a especialista. Os panos de secar louça também são alvos de bactérias e devem ser higienizados com água quente e periodicamente trocados.

Pia

Uma boa dica para a limpeza da pia é usar água quente e, para cada litro de água, colocar duas colheres de água sanitária para retirar as bactérias. É importante lembrar sempre de secá-la após seu uso. "Também indico colocar um pouco de água sanitária no ralo para auxiliar na desobstrução e limpeza do cano", diz Paula. Tábuas, rodos, escorredor de louça e lixo de pia (que deve ser evitado) devem ser limpos e secos completamente para evitar doenças de origem alimentar.

Armários

No caso dos armários não há muito segredo. Quando é de madeira, deve-se passar um pano levemente úmido com um pouco de sabão neutro e esperar secar completamente. Se o armário for de inox ou de alumínio, é recomendado limpar semanalmente com pano úmido e sabão de coco.

Geladeira

Para que a limpeza da geladeira seja completa e eficiente, primeiramente, deve-se retirar tudo o que há nela. "As prateleiras e todas as peças removíveis devem ser retiradas e lavadas à parte", diz a especialista. O que permanecer no interior pode ser limpo com um litro de água misturado com uma colher de água sanitária, ou dois litros de água misturados a duas colheres de bicarbonato de sódio. Outra solução é fazer essa limpeza com 250 ml de vinagre de maçã misturado com um litro de água.

Fogão

Uma maneira simples de limpar o fogão é deixá-lo esfriar completamente e retirar os queimadores e peças removíveis para lavar. "Recomendamos deixá-las de molho por alguns minutos com uma solução simples de bicarbonato de sódio, meia xícara de vinagre branco e água quente", diz Paula. Em seguida, é indicado utilizar uma esponja macia com água e detergente para limpeza no fogão. "Se houver alguma mancha mais difícil de sair, use água morna até sua total remoção", diz Paula.

Piso

O piso da cozinha produz muitas manchas e acúmulo de gordura e por isso deve ser limpo regularmente. Os de mármore são porosos, então, pode-se utilizar uma pequena quantidade de detergente de coco com cinco litros de água. "Com um pano limpo de algodão, o indicado é esfregar o chão, enxaguar com um pano umedecido e secar completamente", diz Paula. Já o de pedra pode ser limpo com produtos específicos ou com água e detergente neutro. Os pisos de cerâmica ou porcelanato podem ser facilmente limpos com produtos específicos ou com uma mistura de detergente e água com um pano ou escova que não danifique sua aparência. Azulejos da parede Para limpar os azulejos, o ideal é utilizar uma escova e uma mistura de quatro litros de água morna com meia xícara de vinagre branco.

Potes de plástico

Para retirar as manchas dos potes de plástico, basta deixar a vasilha de molho em uma solução de água quente com um pouco de vinagre e bicarbonato de sódio. Depois, é só lavar com água e detergente neutro e enxaguar bem.

Anúncios do Lugar Certo

Últimas notícias

ver todas
20 de abril de 2019
18 de abril de 2019
17 de abril de 2019
13 de abril de 2019
09 de abril de 2019