A cada ano, a população da Índia só aumenta e em 2050, a previsão é de que chegue a 1,5 bilhão de pessoas. Para suportar o crescimento, novas construções surgem a todo momento, o que preocupa ambientalistas, já que o processo de queima do tijolo convencional, feito de barro cozido, é poluente. A solução pode estar no lixo industrial, segundo projeto de alunos do centro de pesquisa da empresa indiana TATA, que fica no Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos Estados Unidos.
Leia mais notícias em Últimas O grupo criou um projeto de tijolo ecológico que reduz vários impactos ecológicos causados pelo tijolo de barro cozido. O Eco Blac é feito a partir de lixo industrial reciclado e para ser fabricado não emite gases nocivos. Além disso, a composição inclui 70% de cinzas de caldeiras de fornos de pequenas usinas.
O principal componente são as cinzas, também consideradas poluentes, quando despejadas em aterros. Ao serem aquecidas, podem ser moldadas no formato desejado e o resultado é um tijolo de cor cinza escuro, que inclusive poderá fazer parte da decoração.