Lâmpada produz energia usando apenas uma xícara de água salgada

O sistema é parecido com uma bateria, mas é mais seguro por não ter materiais inflamáveis

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 18/08/2015 09:00 / atualizado em 17/08/2015 17:28 CorreioWeb /Lugar Certo
SALt/Reprodução


Uma equipe de inventoras das Filipinas, liderada pelo engenheiro Lipa Aisa Mijena, desenvolveu uma lâmpada capaz de emitir luz por oito horas usando apenas uma xícara de água salgada. O país, composto por mais de sete mil ilhas, é um dos mais propensos do mundo a ser acometido por desastres naturais, além disso, grande parte do seu território ainda não tem acesso à energia elétrica.

Leia mais notícias em Últimas

O sistema, conhecido como SALt, tem processo de geração de luz bastante similar ao de uma bateria, mas é mais seguro por não ter materiais inflamáveis em sua fabricação. Se a lâmpada for usada por oito horas diárias, consegue ainda fornecer energia por até seis meses, sem precisar ser trocada.

SALt/Reprodução


Se não houver sal para adicionar na água pode-se utilizar a água do mar, bem apropriado para uma população que vive em milhares de ilhas. Como a maioria das 7 mil ilhas das Filipinas estão ainda adquirindo eletricidade aos poucos, os inventores decidiram distribuir inicialmente as lâmpadas para as comunidades indígenas.

A invenção já recebeu sete prêmios de sustentabilidade e empreendedorismo por ser uma alternativa de energia sustentável e de baixo custo para comunidades das Filipinas. O projeto está em fase de produção em massa e a equipe espera colocar a lâmpada no mercado em 2016.

Anúncios do Lugar Certo

Últimas notícias

ver todas
18 de outubro de 2018
15 de outubro de 2018
14 de outubro de 2018
11 de outubro de 2018
09 de outubro de 2018