Do jeito que o cliente quer

Casa feita sob medida tem como diferencial exclusividade e economia

A possibilidade de ter um imóvel personalizado é uma grande vantagem na hora de optar por uma casa projetada

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 29/08/2018 15:37 / atualizado em 29/08/2018 15:41 José Alberto Rodrigues* /Estado de Minas
Casa do empresário Filipe Geraldes, de 31 anos, que foi personalizada como ele sempre sonhou - Uarlen Valério/Divulgação Casa do empresário Filipe Geraldes, de 31 anos, que foi personalizada como ele sempre sonhou

A construção da casa própria é a realização de um sonho para grande parte das pessoas. Melhor ainda quando há possibilidade de personalizar o imóvel e deixá-lo do jeito que sempre desejou. “Mas, além dessa vantagem, a casa feita sob medida pode ser bem econômica”, afirma Guilherme Vargas, sócio-administrador da Hauz Construções Personalizadas, empresa do Grupo Katz.

O diferencial das casas planejadas começa quando se analisa o custo por metro quadrado de construção de uma casa, incluindo o lote, em comparação ao preço de venda de apartamentos na planta. “Normalmente, o valor do metro quadrado de apartamentos novos é superior ao da construção de uma residência unifamiliar. Outro ponto é que, quando a pessoa opta por construir, ela pode negociar, por exemplo, o preço de cada matéria-prima e da mão de obra. Além disso, se em um mês os recursos financeiros estão mais apertados, o ritmo da obra pode ser reduzido e retomado quando a pessoa desejar”, comenta Guilherme Vargas.

A exclusividade é também uma das principais vantagens para quem projeta a própria casa. “É possível pensar, por exemplo, em cada detalhe do banheiro, como será a sala, se vai querer uma adega, onde ficará a sauna. Cada espaço pode ser pensado. O grau de detalhes é bem alto, indo desde sistemas de aspiração de pó nos rodapés até a climatização de diversos ambientes”, destaca.

De acordo com o administrador, além de o custo de construção, mais a compra do terreno, por metro quadrado, ser inferior ao valor de venda de apartamentos com o mesmo nível de acabamento, o fato de a casa ser projetada já abre espaço para gerar economia. “A economia em cada área também vai de acordo com o que o cliente quer e deseja, pois até isso é personalizado. A construtora que executa os projetos deve investir em tecnologia e ferramentas de gestão modernas para garantir o perfeito andamento das obras, a transparência e a qualidade de seus serviços. Isso certamente gerará um menor custo no valor final da construção.”

VIVÊNCIA

A personalização da casa dos sonhos e uma expectativa de economia fizeram com que o arquiteto e empresário Filipe Geraldes, de 31 anos, buscasse esse serviço. “Morar em casa sempre foi um desejo familiar. Ter uma casa grande para a família e receber os amigos sempre fez parte dos nossos planos. Poder fazer a casa de acordo com as nossas necessidades, desejos e gostos foi o grande diferencial na hora dessa escolha.”

É importante pensar ainda que quando se investe em qualquer imóvel ou terreno, é fundamental observar a localização, o potencial da região, a infraestrutura do entorno. “Segurança e localização próxima da cidade foram os principais pontos que observei para a escolha do local”, afirma o arquiteto.

Os principais desafios que o empresário teve foram alinhar as expectativas com a realidade, tamanho dos cômodos, cozinha, área externa e principalmente com o orçamento disponível. “Ter bons profissionais participando do projeto e principalmente da execução foi fundamental pra deixar o projeto mais econômico. Os modelos de gestão e execução da construtora foram o grande diferencial.”

Guilherme Vargas afirma que todos esses fatores são imprescindíveis na hora da comercialização e sem dúvida poderão contribuir para aumentar o poder de venda no futuro. “Por isso, é essencial ter o apoio de uma empresa especializada em construção, que planeja a obra e faz a gestão da mesma. Quando, por exemplo, o objetivo do comprador é fazer uma casa sob medida para morar por pouco tempo e logo depois vender, tudo será feito de acordo com isso. Desde a escolha do terreno até a forma como será estruturada a casa. A personalização é específica até nisso”, pondera.

INVESTIMENTO

Para quem sonha em projetar a sua própria casa, a primeira atitude é contratar um arquiteto que consiga compreender os pedidos e desejos do proprietário da casa. Em seguida, contratar uma construtora de confiança para auxiliar com a contratação de projetos complementares, como estrutural, elétrico, hidráulico, entre outros e, posteriormente, executar o projeto.

"Quando a pessoa opta por construir, ela pode negociar, por exemplo, o preço de cada matéria-prima e da mão de obra. Além disso, se em um mês os recursos financeiros estão mais apertados, o ritmo da obra pode ser reduzido e retomado quando a pessoa desejar"- Guilherme Vargas, sócio-administrador da Hauz Construções Personalizadas, empresa do Grupo Katz
“Somente empresas confiáveis, com profissionais qualificados, podem garantir as melhores técnicas construtivas, o uso de materiais de qualidade na construção do seu imóvel, o respeito ao meio ambiente e à legislação. E isso, lá na frente, vai fazer muita diferença, garantindo que seu imóvel tenha mais tempo de durabilidade e a qualidade que você sonhou”, analisa Guilherme Vargas.

“O que recomendamos é ter atenção na hora de escolher o terreno para construir, na hora de planejar a obra, nos recursos que pretende investir, entre outros, para evitar problemas com custos, descumprimento de prazos e necessidade de reparos futuros. Por isso, é importante ter uma empresa qualificada para dar todo o suporte na hora de construir”, comenta o administrador em relação aos cuidados na hora de escolher o serviço.

Uma obra personalizada exige um atendimento exclusivo, que soluciona, evita problemas e que cumpre o que é combinado. “Executar a obra é a finalidade do nosso trabalho, mas o objetivo principal é entregar a casa pronta, do jeito que o cliente sonhou, sem qualquer tipo de complicação, por isso escutar o cliente, compreender o que ele precisa e executar um planejamento bem definido é imprescindível”, argumenta.

ALIADA

Para o administrador, as construtoras devem estar sempre atualizadas às mais recentes novidades do mercado. “Uma das tecnologias utilizadas pela Hauz é o Building Information Modeling (BIM), sistema de modelagem que está na vanguarda dos projetos de construção. Diferentemente do desenho usual em 2D, a modelagem com o conceito BIM trabalha com modelos 3D, mais fáceis de assimilar e que fornecem informações aprofundadas sobre cada detalhe das construções. É fundamental utilizar o que há de mais moderno em técnicas de construção, pois dessa forma podemos oferecer ao cliente um imóvel de qualidade e com os detalhes que ele sonhou”, ressalta Guilherme Vargas.

* Estagiário sob a supervisão da editora Teresa Caram

Últimas notícias

ver todas
18 de outubro de 2018
15 de outubro de 2018
14 de outubro de 2018
11 de outubro de 2018
09 de outubro de 2018