Ler faz bem

Biblioteca de rua na Bulgária exibe design orgânico em uma ode à leitura

Estrutura portátil foi erguida com 240 peças de madeira e pode reunir até 1,5 mil livros

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 31/10/2018 13:00 / atualizado em 31/10/2018 18:54 Joana Gontijo /Lugar Certo
Reprodução/Facebook

Estar ligado no mundo digital parece quase uma obrigação para a nova geração na atualidade. Uma competição desleal com o universo da leitura no papel de verdade. Pensando nisso, um grupo de arquitetos e designers resolveu colaborar para aproximar os jovens dos livros.

Trata-se de uma biblioteca de rua inaugurada na Bulgária, concebida por Yuzdzhan Turgaev, Boyan Simeonov, Ibrim Asanov e Mariya Aleksieva, que prima pelo traçado diferenciado e orgânico. Não é a toa que o leiaute da construção lembra a concha de um caracol marinho. A estrutura está situada em Varna, uma cidade perto do mar, também conhecida como a "capital marítima da Bulgária".


Batizada de Rapana, a biblioteca foi erguida a partir de instrumentos de desenho paramétrico, com a aplicação de softwares que permitem aos profissionais experimentar formas e variações. Foram avaliadas mais de 20 variantes, intercalando a quantidade de peças de madeira verticais ou horizontais, obervando altura e largura, em um total de 240 partes. O arranjo que resultou do trabalho exibe um espaço aberto, de acesso faciltado para os usuários, além de locais para sentar, um pequeno palco para artistas de rua e sessões de salão.

Reprodução/Facebook

A biblioteca é portátil e pode receber até 1,5 mil exemplares, perimitindo que sejam compartilhados. O desenho semicircular e vazado da construção final forma frestas para a entrada de luz natural, propiciando um ambiente que convoca à leitura. O projeto foi elaborado com o apoio da organização European Youth Capital (Capital Europeia da Juventude), que concedeu um prêmio à cidade de Varna em 2017.

Últimas notícias

ver todas
13 de novembro de 2018
12 de novembro de 2018
08 de novembro de 2018
04 de novembro de 2018
03 de novembro de 2018