Ajuda especializada

Imobiliárias atuam como facilitadores no processo de compra e venda de um imóvel

Empresas apresentam oportunidades disponíveis no mercado que se encaixam nas necessidades do cliente

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 18/04/2019 11:04 Augusto Guimarães Pio /Estado de Minas
Ilustração/EM

Comprar um imóvel não é uma tarefa fácil, principalmente quando levamos em conta o alto investimento necessário. Muitos fazem economia durante anos para conseguir comprar a casa própria. De acordo com Lucas Araújo, superintendente de marketing da Construtora Trisul, é comum que várias dúvidas surjam nesse período, fazendo com que os interessados busquem pela ajuda de profissionais especializados. “Contar com o auxílio de uma imobiliária, por exemplo, pode ser de grande valia”, afirma o executivo.

Ele explica que, além de solucionar as principais dúvidas, especialistas nesse mercado podem assumir algumas responsabilidades, facilitando o processo de aquisição de um imóvel. “Atividades como o acompanhamento de negociações, o conhecimento sobre as principais práticas do mercado, a responsabilidade civil do intermediador e o dever da probidade e da fé são algumas vantagens consideráveis.” Existem, ainda, outros pontos positivos de contar com esse apoio.

“Muitas pessoas preferem contar com a ajuda de um corretor autônomo ou tentar realizar todo o processo sem a ajuda de profissionais especializados. Entretanto, uma imobiliária renomada no mercado trará total credibilidade para a negociação”, garante Lucas. “Além disso, será mais fácil encontrar uma imobiliária que tenha total domínio sobre determinado tipo de imóvel que o comprador procura e também sobre as principais ofertas em uma localidade específica. Essa alternativa é uma grande vantagem, principalmente quando o morador decide mudar de região, buscando ficar mais próximo do trabalho ou de outras atividades. Essa é uma forma de ter em mãos as melhores oportunidades de negócio disponíveis no mercado”, acredita Lucas.

ATRIBUIÇÕES

Vale destacar que a imobiliária tem como uma de suas atribuições acompanhar o processo de negociação, para que seja realizada sem maiores problemas, de forma simples e rápida. O comprador também tem algumas funções e obrigações para que o processo de compra seja considerado um sucesso.O registro da propriedade e o pagamento dos impostos, como o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) é de inteira responsabilidade do comprador, bem como o pagamento das demais taxas para a escrituração.

“É válido ressaltar que, caso haja uma negociação entre as partes, será possível que o vendedor arque com o pagamento das taxas ou, pelo menos, parte delas. Contudo, essa prática não é muito comum. Outra função do comprador é definir a forma e o estabelecimento responsável pelo financiamento. Os corretores podem ajudá-lo nesse processo, mostrando as opções mais vantajosas, bem como as taxas de juros. Todavia, a decisão final é de inteira responsabilidade do comprador”, alerta o executivo.

Existem algumas vantagens de se contar com uma imobiliária para comprar um imóvel. Entre os pontos positivos, o executivo da Trisul destaca segurança, praticidade, mais oportunidades de negócio e maiores possibilidades de negociação. “Garantir a segurança na transação é fundamental para que dê certo. Uma imobiliária experiente é capaz de analisar toda a documentação referente ao imóvel e verificar se o bem está devidamente registrado, certificando-se de que não há nenhum impedimento”, esclarece Lucas.

Além disso, o know-how desse tipo de empresa pode fazer toda a diferença. “Por conhecer as principais áreas da cidade e estar familiarizados com os tipos de imóveis, os corretores saberão se a avaliação apresentada pelo vendedor está dentro da realidade ou não. Dessa forma, será possível encontrar grandes oportunidades, por conta de vendedores que estejam vendendo seus imóveis a preços abaixo do mercado, seja por necessidade financeira ou por outros motivos”, ressalta.

“Outro ponto positivo é que, por ter uma base de imóveis cadastrados e por conhecer as regiões da cidade, as imobiliárias poderão oferecer oportunidades que você provavelmente não encontraria sozinho. É válido dizer que a busca pelo imóvel não se restringirá em algumas opções, mas, sim, em inúmeras alternativas. Analisando as preferências do comprador, a imobiliária poderá oferecer opções em bairros que o cliente ainda não tinha considerado, mas que se encaixam em seu perfil”, explica Lucas.

Últimas notícias

ver todas
23 de maio de 2019
19 de maio de 2019
17 de maio de 2019
09 de maio de 2019
05 de maio de 2019