Notícias

Por dentro do mercado

Fique sabendo o que rola no meio imobiliário em Minas e no Brasil

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 01/07/2019 17:27 Estado de Minas
Yuran Khan/Divulgação

Preço de apartamentos novos em alta na capital

A queda na oferta de apartamentos novos para comercialização em Belo Horizonte e Nova Lima provocou aumento de 4,5% no preço das unidades, no período de janeiro a abril deste ano. Esse percentual é superior à inflação medida pelo IPCA/IBGE, que foi de 2,09% nos quatro primeiros meses. Nesse período, foram comercializados 866 unidades enquanto os lançamentos totalizaram apenas 331 unidades. A consequência desse cenário é a sistemática redução do estoque de apartamentos novos disponíveis para comercialização que, em abril, atingiu 3.225 unidades, o menor patamar da série histórica iniciada em 2016. Esses dados fazem parte do Censo do Mercado Imobiliário realizado mensalmente pela Brain Consultoria para o Sinduscon-MG.

De acordo com o vice-presidente da Área Imobiliária do Sinduscon-MG, Renato Michel, as vendas têm superado os lançamentos sistematicamente. O resultado é o aumento dos preços. “A situação é ainda mais preocupante considerando a aprovação do novo Plano Diretor pela Câmara Municipal. Estudos técnicos demonstram que ocorrerá aumento médio de 30% a 40% nos preços dos imóveis, dificultando a realização do sonho da casa própria para os cidadãos que querem morar em BH. A cidade, que já está perdendo empreendimentos para os municípios vizinhos, ficará mais degradada, deixando de gerar renda e emprego. Em vez de incentivar novos lançamentos, para incrementar a oferta e, consequentemente, a redução dos preços, o que se assiste é a uma tendência de movimento contrário, ou seja, desestímulo total de lançamentos imobiliários e aumento de preços. Com isso, Belo Horizonte tende a deixar de gerar riqueza para a sua população.”

MINASCON
Evento vai debater inovação tecnológica


A 16ª edição do Minascon (Encontro Unificado da Cadeia Produtiva da Indústria da Construção), que será de 18 a 20 de setembro, na sede do Sebrae, em Belo Horizonte, terá como foco a produtividade. O evento, considerado um dos maiores do setor, terá mostras e palestras sobre os assuntos mais importantes do momento para a construção civil. O Minascon já se consolidou no calendário de eventos do estado e tem apoio da Fiemg e diversos sindicatos do setor. Teodomiro Diniz, vice-presidente da Fiemg, afirma que os sindicatos estão alinhados para que o evento seja um sucesso. “Vamos demonstrar como o setor da construção pode utilizar novas tecnologias para produzir mais, com mais eficiência e sustentabilidade”, destaca. Dessa maneira, os temas tecnologia, inovação, indústria 4.0 e sustentabilidade vão permear todo o evento. “Vamos promover a capacitação profissional a partir de palestras, workshops e debates ministrados por nomes de peso.”

Uma das novidades desta edição será a Feira de Imóveis, que será realizada em 28 e 29 de setembro. “Será uma grande oportunidade para a população visitar o evento e, quem sabe, adquirir um imóvel”, afirma Teodomiro Diniz, lembrando que a feira foi uma iniciativa da Comissão Imobiliária do Sinduscon-MG (Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais). Aberto ao público em geral, o Minascon tem como perfil de visitantes lojistas e atacadistas, arquitetos, engenheiros, administradores de condomínio, profissionais da construção em geral, designers de interiores, decoradores e paisagistas, construtores, empreiteiros e estudantes de áreas afins.

GRUPO PATRIMAR
Projeto Construindo o Bem


O Grupo Patrimar promoveu uma campanha de doações de agasalhos e cobertores para pessoas necessitadas dentro do projeto Construindo o Bem, que estimula os colaboradores a se engajarem em ações sociais. As doações que foram arrecadadas até 28 de junho serão encaminhadas ao projeto Banho solidário (foto), iniciativa voltada para pessoas em situação de rua, que proporciona a elas banho de chuveiro com água quente. A instituição também atua no resgate de usuários de drogas na Pedreira Prado Lopes, no Bairro Lagoinha, Região Noroeste da capital, oferecendo acompanhamento por todo o período de reabilitação. “O intuito é estimular a autoestima, e inclusão social, contribuindo assim para a melhoria da qualidade de vida e saúde dessas pessoas”, avalia Renata Lara, supervisora de novos projetos no programa Minha casa, minha vida da Novolar, que faz o relacionamento com o grupo de apoio. A entrega dos donativos a pessoas em situação de rua será em 13 de julho, próxima data do Banho solidário. A iniciativa conta ainda com a parceria da APSA Imobiliária e da Casa Administradora de Condomínios.

EXPOMINAS
Showroom de Imóveis


Mais de 50 fabricantes de móveis, eletros e colchões de todo o país vão participar do Showroom Yes Belo Horizonte, que chega à sua sétima edição, de 16 a 18 de julho, no Expominas, movimentando os negócios desses setores. A expectativa é receber cerca de 1,5 mil lojistas e representantes comerciais de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Erisson Matos, diretor da empresa organizadora Yes Showroom, lembra que esse foi um dos primeiros eventos realizados no formato que conquistou o país e inovou o jeito de fazer negócios no segmento. “As cidades mineiras têm grandes fabricantes de móveis e a capital abriga o polo moveleiro da Silviano Brandão, com mais de 230 lojas e reconhecimento em todo o país”, ressalta. De olho nas datas importantes para o varejo no segundo semestre, como o Dia dos Pais, os expositores preparam condições especiais e exclusivas de venda. A expectativa da organização é que sejam gerados R$ 20 milhões em negócios.

NETIMÓVEIS
Aposta no mercado americano


Uma comitiva de profissionais da Netimóveis participou do Inbound Trade Mission, um seminário de intercâmbio de negócios imobiliários, realizado na cidade de Tampa, nos Estados Unidos. Com uma programação extensa de palestras sobre o mercado americano, o brasileiro e as expectativas para este ano, o evento teve a presença de uma série de autoridades locais, empresários e corretores. “É mais uma forma de nos apresentarmos pessoalmente para os profissionais, gerar conexões, negócios, além de mostrar o nosso mercado, uma vez que estamos no melhor momento para se investir no Brasil”, destaca Leirson Cunha (foto), um dos executivos da Netimóveis que participaram do evento.

Últimas notícias

ver todas
15 de julho de 2019
14 de julho de 2019
08 de julho de 2019
07 de julho de 2019