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Arquitetura em espaços comerciais trabalha a favor de uma experiência completa

Decisões quanto à composição do projeto são um valor agregado ao negócio

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postado em 03/09/2020 12:00 Estado de Minas
Salão de vendas: sofisticação em 290 metros quadrados - Divulgação Salão de vendas: sofisticação em 290 metros quadrados

A arquitetura a favor de experiências. Um bom conceito sobre como trabalhar um ambiente ganha sentidos que muitas vezes não parecem tão evidentes. Em propostas para espaços comerciais, as decisões quanto à composição do projeto são um valor agregado ao negócio. Tudo para transformar a vivência do cliente em algo a mais que simplesmente a decisão pelo produto. Em Belo Horizonte, a AutoMAIA Veículos, revenda de carros seminovos, é um exemplo de quando tudo isso é bem resolvido.

Na mais nova unidade da loja, as instalações distribuídas em 800 metros quadrados, em localização privilegiada de frente para a Avenida Amazonas, no Santo Agostinho, extrapolam a ideia de um simples showroom. É um lugar onde os traços arquitetônicos modernos se sobressaem para oferecer ao cliente uma experiência completa, de comodidade e bem-estar. Preceitos que se somam à escolha pelo carro.

O imóvel escolhido era um antigo estacionamento, e a obra foi uma reconstrução absoluta. "A intenção era encontrar um imóvel bruto e aplicar a cara da AutoMAIA. Criar um ambiente para transmitir bem-estar, credibilidade e segurança", conta Flávio Maia, sócio-fundador da empresa.

Lounge de convivência: jardim vertical para acolher - Divulgação Lounge de convivência: jardim vertical para acolher

Lounge de convivência, área para café, jardim vertical, fraldário, espaços kids e pet, pé-direito alto, e muito mais. No projeto assinado pela arquiteta Nayara Assis, uma harmonização eficiente para imprimir ao momento de aquisição de um carro uma atmosfera de encantamento. "Mais que a estética, a arquitetura faz com que o cliente sinta confiança na qualidade e procedência do produto. O intuito é fazer com que o cliente, quando entra na loja, perceba não só a beleza, mas o cuidado do dono em recebê-lo com uma composição agradável, moderna, que não deixe dúvidas sobre a escolha pela empresa. A arquitetura é um valor agregado", diz Nayara.

O espaço original do mezanino foi transformado em salão de vendas, com 290 metros quadrados. Aí, o forro de gesso com iluminação em LED cria a sensação de um teto flutuante. A cor branca é opção de contraste para realçar esse conceito de fluidez. As decisões luminotécnicas, inclusive, foram bem definidas para contemplar todas as estações de trabalho.

Na recepção, o espaço para o café dá boas-vindas aos clientes com conforto, enquanto aguardam atendimento. Neste ambiente, o jardim vertical é um ponto alto. A arquiteta cita ainda a atenção quanto aos acabamentos. Na parte de exposição dos carros, o piso 100% permeável soluciona possíveis problemas com infiltração por águas da chuva. É uma inovação no mercado, já é tendência, e a AutoMAIA é pioneira em sua utilização - poucas lojas em BH têm esse produto.

Toda a cobertura da edificação é especificada com a chamada telha sanduíche, com propriedades termoacústicas, que barram a entrada de calor, assim como ruídos externos. É um elemento indicado principalmente para espaços comerciais e que recebem muitas pessoas. No alto, na fachada posterior, a especificação por cobogós faz a loja arejada. São elementos vazados que, neste projeto, são trabalhados para favorecer a ventilação natural.

Espaço café: boas-vindas aos clientes - Divulgação Espaço café: boas-vindas aos clientes

Nas paredes, o cimento queimado em tons acinzentados conversa com a identidade visual da empresa, ampliando as nuances de preto e vermelho, as cores da marca. "O cimento queimado também confere uma pegada urbana ao projeto", descreve a profissional. Ela reforça que um dos grandes objetivos é atender bem a todo tipo de cliente. No banheiro, acessibilidade para cadeirantes, ambientes para receber as crianças e os animais de estimação, entre outros.

Para o mobiliário, comodidade e sofisticação para deixar em destaque os veículos. Tonalidades amadeiradas no piso do mezanino e nas mesas cumprem bem essa função e aquecem a ambientação. No acesso à recepção e área de vendas, o LED sob a escada dá a sensação de que o elemento paira no ar, convidando o cliente a entrar.

Os dias de sábado geralmente são movimentados na AutoMAIA. Escolher um carro acaba sendo um evento especial. Parte daí, também, a proposta de receber toda a família com primor. "A experiência com o cliente não se encerra no momento do negócio. Pelo contrário, começa aí. É preciso cuidar desse cliente. O foco é o seu bem-estar. Despertar encantamento", finaliza Flávio Maia.

Tags: espaços comerciais arquitetura projetos

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