Parede verde

Morando em apê: como fazer um jardim vertical no apartamento

É preciso escolher espécies de plantas resistentes e optar por cobrir toda a parede com vasos da sua preferência

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 15/02/2021 14:20 / atualizado em 15/02/2021 15:11


Freepik
 
Não é porque você mora em apartamento que não terá o verde da natureza no seu lar. Aliás, o jardim vertical para apartamento é uma tendência no mundo décor. Isso porque ele aproveita melhor o espaço, protege a parede e concede temperatura mais amena ao apê. 

O jardim vertical também é conhecido como parede verde. Ele é uma técnica de jardinagem que cultiva flores e plantas em vasos presos à parede, em quadros, em móveis ou em outras estruturas. É por isso que ele é a solução ideal para os amantes da natureza que têm pouco espaço disponível no apartamento. 

Portanto, seja na sala ou no home office, o jardim vertical para apartamentos dá um toque de exclusividade e personalidade ao seu apê. Mas para isso é importante escolher plantas resistentes, que não precisam de uma manutenção constante, além da rega diária.

Bons exemplos, nesse sentido, são a hera-inglesa; flor-de-maio; samambaia; russélia; antúrio e jiboia. Mas é claro que você pode fazer o seu jardim de acordo com o seu gosto. 

Confira 10 vantagens de ter um jardim vertical no apartamento


Se você ainda está em dúvida se deve montar um jardim vertical no apartamento para renovar a sua casa, confira abaixo alguns bons argumentos:

  1. reaproveitamento dos espaços de maneira inteligente;
  2. redução da temperatura dos ambientes, com sensação de frescor;
  3. adaptação em qualquer espaço, desde paredes a escadas;
  4. absorção dos ruídos externos;
  5. aumento da umidade do ar, o que é bom para quem sofre com o tempo seco;
  6. melhoria da qualidade do ar interno;
  7. ter espécies resistentes, que se dão bem em ambientes fechados; 
  8. planta é vida, espalhando mais cor e aroma pelo apê; 
  9. melhora a sensação de bem-estar e alto astral; 
  10. proteção das paredes contra a ação do sol e chuva (em ambientes externos). 
 

Veja como montar um jardim vertical no seu apê

 
Confira agora um tutorial de como montar o seu jardim vertical para apartamento. Não se esqueça de escolher plantas com a mesma necessidade de iluminação e rega, pois elas ficarão juntas no mesmo espaço. 
 

O que você vai precisar:

 
  • material para impermeabilizar e pintar a parede de preto; 
  • furadeira, buchas, parafusos e malha pop;
  • abraçadeiras, arame, alicate e tesoura;
  • vasos de plantas e regador. 
 

Como fazer sua parede verde:

 
O primeiro passo é preparar a parede. A dica é usar um galão de tinta asfáltica para a impermeabilização, já que a rega pode danificar a parede se ela não estiver bem protegida. 
 
Assim, depois de seca, a parede deve receber as marcações e os ganchos que vão sustentar a malha pop. Procure instalar os vasos com uma distância de 15 centímetros cada um para permitir o espaço adequado entre as plantas. 
 
Finalmente, prenda os vasos na malha pop com a ajuda de arames e abraçadeiras. Após a instalação, é só cuidar da manutenção, regando as plantas de acordo com a necessidade da espécie.
 
Para concluir, lembre-se de quejardim vertical no apartamento exige mais cuidado com a limpeza, principalmente do piso devido à possível queda de folhas e aos respingos da rega. Em compensação, o bem-estar que as plantas trazem ao seu lar farão você querer repetir a decoração em outros cômodos. 
 
Gostou dessa ideia? Continue acompanhando o portal Lugar Certo e confira  mais conteúdos de casa, como aprender a decorar casas pequenas

Últimas notícias

ver todas
23 de fevereiro de 2021
22 de fevereiro de 2021
19 de fevereiro de 2021
18 de fevereiro de 2021
17 de fevereiro de 2021