Estilo

Onde colocar espelhos na casa: confira inspirações para decorar o seu lar

O espelho dá mais amplitude aos ambientes e é um coringa na decoração, mas é bom não cometer exageros

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 20/04/2021 13:30 / atualizado em 20/04/2021 13:35


Freepik
 
Os espelhos deixaram de ser apenas objetos que ficavam somente nos banheiros já faz bastante tempo. Hoje em dia, são utilizados para decorar ambientes, dar sensação de amplitude a espaços e iluminar lugares. Por isso, separamos algumas dicas para você que quer investir e não sabe onde colocar espelhos sem exagerar.
 

Use o espelho a seu favor 

 
Destacamos algumas formas de valorizar e decorar o ambiente utilizando espelho decorativo:
 

Atenção ao reflexo

 
Tenha o cuidado de colocar o espelho somente onde quer refletir algo. Repare o que tem na parede oposta antes de instalar o espelho e dê destaque a isto.

Concentre-se


Não coloque espelhos em lugares que possam atrapalhar seu foco, no home office, por exemplo. Você pode querer ficar se olhando toda hora e perder a concentração.

Valorize a entrada


O hall é um dos lugares que mais se beneficiam dos espelhos. Além de gerar amplitude e iluminar o espaço, decoram uma parede vazia com facilidade.

Tamanhos


Atente-se ao ambiente antes de escolher o espelho. Ambientes com pé-direito baixo se adequam melhor a espelhos horizontais, já os cômodos com pé-direito alto, ficam mais valorizados com espelhos verticais.

Não exagere


Os espelhos podem auxiliar na decoração e valorização do ambiente, porém não coloque espelhos demais por toda a casa, pode gerar o efeito contrário e trazer desconforto.

Instalação


Cuidado na hora de pendurar os espelhos, utilize um prego ou parafuso para cada gancho. Deixe o espelho o mais fixo possível.

Conforto


Para deixar ambientes maiores mais confortáveis, instale o espelho no alto da parede com uma leve inclinação para frente. A mudança no grau do reflexo trará mais conforto.

Lâmpadas


Cuidado ao colocar espelhos decorativos  em ambientes muito iluminados, pois o reflexo das luzes dos dos lustres pode gerar incômodo aos olhos.

Aproveite a iluminação natural


Enfim, posicione o espelho onde a luz natural mais incide no cômodo. Ver a luz da manhã ou da tarde refletida no espelho pode ser ainda mais bonito.

Onde colocar os espelhos decorativos? 

 
Com tantas inspirações e dicas para utilizar, fica difícil escolher onde colocar espelhos. Então vamos falar sobre espelhos em cômodos específicos e dar dicas para tirar o melhor proveito desse objeto.
  

Quartos

 
Em quartos maiores, espelho grande e com belas molduras ajudam a deixar o ambiente elegante e sofisticado. Já em quartos menores, espelhos na parede inteira ou guarda-roupas com portas espelhadas dão aquela sensação de amplitude ao cômodo e ficam melhor ainda quando o ambiente tem cores claras.
 
Portanto, na hora de instalar espelhos decorativos no quarto, vale a regra do reflexo. Calcule onde o espelho vai ficar e o que vai refletir para não causar sensação de ambiente sobrecarregado.
 
freepik
 
 
Além disso, quando instalados em conjunto em uma parede, podem ser mais um objeto de decoração. Mas vale ressaltar que os espelhos devem estar em sintonia com a decoração do quarto. Espaços mais clean pedem espelhos com molduras simples e discretas, por exemplo.

Sala

 
É onde recebemos amigos ou paramos para descansar. Assim, as salas merecem um toque especial, e os espelhos estão disponíveis para auxiliar nessa tarefa. 
 
Porém, antes de colocar  espelhos decorativos ou mais funcional, preste atenção ao ambiente, em sua decoração e tamanho. Desse modo, escolha um espelho que seja proporcional ao tamanho da sala, atente-se ao ângulo e parede que vai instalar para não causar sensação de desconforto.
 
Freepik
 
 
Além disso, as molduras são detalhes que não podem ser ignorados, devendo portanto estar alinhadas com a decoração do local.
Especialmente espelhos quadrados deixam o ambiente mais elegante, mas os retangulares favorecem ambientes menores, ao passo que espelhos redondos criam um ponto de foco no cômodo.

Banheiro

 
Espelhos no banheiro são muito úteis, seja na hora da maquiagem, da higiene pessoal ou ao se barbear. O que não quer dizer que não podem dar um ar decorativo ao local. 
 
Portanto, espelhos do banheiro não precisam ser sem graça. Nesse sentido, as molduras, tamanhos e modelos são diversos. No entanto, banheiros pequenos podem fazer uso de armários com espelho, pois além de economizar espaço, eles decoram o ambiente. 
 
Freepik
 
 
Sobretudo, aposte nas molduras, já que elas podem ser de madeira, rústicas ou modernas. Além disso, os banheiros também podem se beneficiar da sensação de amplitude que os espelhos dão. Portanto, banheiros menores, mais claros e com espelhos bem posicionados, ganham uma nova roupagem com alguns truques.
 
Ah e você pode fazer o seu próprio espelho decorativo gastando pouco! Confira o passo a passo no vídeo abaixo:
 
 
 
Em resumo, ter um espelho decorativo dá uma nova cara para qualquer ambiente. 
 
O que achou das nossas dicas? Vai apostar mais nos espelhos a partir de agora? Se você gosta de dicas para o dia a dia e decoração, navegue no portal Lugar Certo e descubra mais informações. Que tal agora ler dicas sobre decoração de quarto

Últimas notícias

ver todas
06 de maio de 2021
05 de maio de 2021
04 de maio de 2021
03 de maio de 2021
30 de abril de 2021