Mais saúde

Outono: aprenda truques para umidificar o ar nos dias de tempo seco

A falta de chuva no outono e no inverno é um sofrimento para quem tem rinite e crises alérgicas, por isso veja dicas para umidificar o ambiente

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 07/06/2021 13:00


Aprenda truques para umidificar o ar - Freepik Aprenda truques para umidificar o ar

 
Como umidificar o ar e deixá-lo mais respirável nos dias secos do outono e do inverno? Existem equipamentos eletrônicos e dicas para deixar sua casa mais úmida neste período. Confira ideias simples e práticas neste post. 

O que você precisa saber é que a Organização Mundial da Saúde (OMS) considera ideal uma taxa de umidade de 60%. Todavia, algumas regiões brasileiras chegam a menos de 20% em períodos de estiagem. 

Nesse sentido, o jeito é apelar para truques caseiros e equipamentos umidificadores. Por isso, para aqueles que têm asma ou bronquite, acompanhe as orientações a seguir. 

9 dicas caseiras para umidificar o ar na sua casa


Na guerra contra o tempo seco, vale a pena tentar de tudo para deixar o ambiente mais saudável. Desde o velho truque da toalha molhada até o uso de plantas dentro de casa. Acompanhe.

1. Deixe uma toalha molhada no quarto

Você pode molhar levemente uma toalha de banho com água e deixá-la pendurada numa cadeira ou na cabeceira da cama. 

2. Coloque um balde de água fervente no cômodo

Com cuidado, ferva um pouco de água e coloque num balde, que pode ser deixado no ambiente que você utiliza com mais frequência. Você pode, inclusive, pingar algumas gotas de óleo essencial da sua preferência para aromatizar o ambiente. 

3. Deixe a porta aberta durante o banho

Como no outono e no inverno tomamos banho com a água mais aquecida, aproveite para espalhar o vapor do chuveiro pela casa deixando a porta do banheiro aberta enquanto se banha. 

4. Reforce a limpeza

Com o tempo seco e o vento, é esperado que a poeira se acumule com mais frequência na superfície dos móveis. Assim, umidificar o ar de um cômodo sujo é mais difícil. Por isso, reforce a limpeza diariamente. Além disso, a higienização evita os temidos ácaros e fungos. 

5. Use ventilador de teto

Se for possível, instale ventilador de teto na sua casa ou apartamento, visto que se ele for ligado no sentido anti-horário (no modo exaustor), ele melhora a circulação do ar dentro do ambiente. Sendo assim, aproveite para deixar a janela aberta para deixar o ar circular mais facilmente. 

6. Lave os lençóis com mais frequência

Outra dica de limpeza é quanto à roupa de cama. Afinal de contas, ela acumula suor e pode conter ácaros e bactérias que prejudicam a saúde.  

7. Não ligue o ar-condicionado

Quando o ar-condicionado não possui a função de umidificador, o melhor caminho é deixá-lo desligado, pois do contrário ele irá ressecar ainda mais o ar. 

8. Use aspirador de pó

O aparelho é uma boa solução para eliminar a poeira de sofás e poltronas. Enfim, esses objetos não podem ser lavados, então, deve-se remover a poeira com um aspirador. 

9. Lave cortinas, tapetes e almofadas

Da mesma maneira, cuide da higienização de cortinas, tapetes e almofadas. Basta, para isso, lavá-los com mais frequência. Se for possível, contrate os serviços de uma lavanderia profissional. 

Plantas são aliadas na hora de umidificar o ar


Para aumentar a umidade do ar, nada como contar com a ajuda das plantas. Devido aos seus estômatos, as plantas transpiram e eliminam água em forma de vapor. 

Por isso, prefira as folhagens, como as suspensas ou de vasos, para espalhar mais verde pela casa. Aliás, você pode usá-las em todos os ambientes, inclusive nos quartos e no banheiro. 

Opte por um umidificador eletrônico


E se as alternativas anteriores não forem suficientes, que tal adquirir um umidificador eletrônico para aumentar a umidade do ar dentro da sua casa? 
 
Afinal de contas, existe um método mais caseiro, que é o de ferver água na chaleira e deixá-la aberta sempre próximo de você. No entanto, esse hábito pode ser arriscado, devido ao perigo da queimadura. 

Para concluir, umidificar o ar é a melhor saída em tempos de estiagem, pois apelar apenas para medicamentos e antialérgicos pode não ser tão positivo para a sua saúde. 

Gostou das dicas?

Como você viu nesse conteúdo, é importante adotar a higienização na sua rotina, principalmente no outono devido ao tempo seco. Então, que tal saber dicas de como lavar as roupas corretamente?

Aproveite, também, para conferir outras dicas de organização, DIY, decoração e jardinagem no portal Lugar Certo. 

Últimas notícias

ver todas
15 de junho de 2021
14 de junho de 2021
11 de junho de 2021
10 de junho de 2021