Inspirações

Retrospectiva 2021: veja quais foram as tendências de decoração deste ano

A pandemia mudou muitos hábitos, inclusive o de deixar a casa mais aconchegante para acolher a família

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 14/12/2021 13:12 / atualizado em 14/12/2021 13:41


Tendências decoração 2021 - Pexels Tendências decoração 2021

 
O ano chega ao fim com muitas tendências de decoração 2021 que devem ficar por mais um longo tempo enfeitando os lares. Cores, estilos, formatos e modos de projetar a casa ou apartamento que privilegiam o conforto e o bom ânimo. Portanto, acompanhe as tendências 2022 e os diferenciais dos últimos meses. 

Para começo de conversa, é bom lembrar que a pandemia continuou em 2021 afetando as nossas vidas, principalmente no primeiro semestre. Com mais pessoas contaminadas e com o trabalho home office bombando, as pessoas passaram mais tempo dentro de casa. 

Dessa maneira, tornou-se imperativo ter um lar confortável e agradável aos olhos. Por essa razão, cada detalhe ganhou um grande destaque. Foi o caso das cores do ano escolhidas pela Pantone: o cinza e o amarelo que dominaram os projetos dos decoradores. O cinza mostrou força e resistência diante do mundo pós-pandêmico, enquanto que o amarelo veio para dar mais energia e esperança. 
 
Mas o que esperar das tendências 2022? Primeiramente, veremos uma retrospectiva deste ano e tentar levar algumas dessas tendências para o ano que está para chegar. 

Ambientes integrados 


A moda dos ambientes integrados se estabeleceu. Justamente por isso, a cozinha americana ganhou tanta força em 2021. 
 
Geralmente, o espaço é separado apenas por uma meia parede, um balcão ou outro móvel qualquer. Assim, a cozinha fica integrada à sala de jantar. As pessoas podem se sentir mais unidas e dividir melhor os espaços de convivência. 
 
Ambientes integrados - Pexels Ambientes integrados
 

Utilização da madeira 


Na tentativa de se aproximar cada vez mais da natureza, a utilização da madeira na decoração se tornou uma forte tendência. Desse modo, pode-se ver móveis mais rústicos, bem como a madeira presente nos pisos e revestimentos. Seja como madeira pura ou MDF e MDP, a madeira marcou mais uma vez presença dentro e fora das casas. 
 
Decoração com madeira - Pexels Decoração com madeira
 
 

Decoração vintage 


A elegância dos móveis antigos, do crochê e dos demais produtos feitos à mão também foram enaltecidos durante as tendências de 2021 na decoração. Não foi à toa que a decoração vintage foi adotada em muitos projetos. 
 
Com um estilo romântico e saudosista, a decoração vintage ganhou salas, quartos e até escritórios. Lembrando que a decoração surgiu no final da 2.ª Guerra Mundial, em um período que o mundo também superava um grande sofrimento. 
 
Decoração vintage - Pexels Decoração vintage
 

Decoração Urban Jungle 


Seguindo a mesma tendência do uso da madeira na decoração, o estilo Urban Jungle (selva urbana em sua tradução literal) ganhou o centro das atenções em 2021. 
 
As plantas que antes ficavam apenas na área externa das casas e nas varandas dos apartamentos, ganhou espaço na sala, no home office, no quarto e até no banheiro. Além disso, móveis com um conceito de sustentabilidade, como o bambu e as fibras também começaram a ganhar mais espaço na decoração. 
 
Decoração Urban Jungle - Pexels Decoração Urban Jungle
 

Preto na decoração 


Uma cor que marcou 2021, mas deve continuar tendência na decoração 2022 é o preto. A cor ganhou destaque na parede, nos móveis, nas almofadas, cortinas e armários. Afinal, o preto combina com uma decoração escandinava ou industrial, além de muitas outras, valorizando os detalhes que antes ficavam despercebidos. Uma decoração com móveis preto é sinônimo de sofisticação.

Para a decoração 2022, o que se pode esperar é um pouco do que ficou em alta neste ano, mas com inovações, como mais detalhes que envolvem a Internet das Coisas e os eletrodomésticos inteligentes. 
 
Sala com móveis pretos - Pexels Sala com móveis pretos
 
 

Curtiu a nossa retrospectiva das tendências de decoração 2021? 


Você pode ver mais conteúdos sobre inspirações para decorar a sua casa no portal Lugar Certo. Além disso, aprenda a como decorar a varanda com madeira e aposte na continuidade dessa tendência em 2022.

Últimas notícias

ver todas
17 de dezembro de 2021
14 de dezembro de 2021
01 de novembro de 2021
29 de outubro de 2021
18 de outubro de 2021