Natal em família

Ceia de natal: veja 6 ideias de decoração para mesa de jantar

A decoração da ceia de Natal deve ser planejada com antecedência; o objetivo maior é levar conforto e acolhimento aos convidados

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 17/12/2021 13:00


Ceia de Natal - Freepik Ceia de Natal

 
Já definiu a sua decoração de ceia de Natal? Muitas pessoas se concentram em como decorar a árvore de Natal e acabam deixando a ceia para os últimos dias que antecedem a festa. 

Entretanto, para manter a tradição é importante preparar uma mesa bem decorada e um cardápio saboroso para comemorar o nascimento do Menino Jesus. Além disso, como neste ano as famílias devem se reencontrar por conta do controle da pandemia, a ceia de Natal terá um sabor diferenciado. 

Mas se você está em dúvida sobre como deve fazer a decoração da ceia de Natal, preste atenção às 6 dicas que separamos neste conteúdo. 

Qual é a origem da Ceia de Natal? 


Antes de tudo, é interessante lembrar que a ceia de Natal é uma antiga tradição europeia. As famílias preparavam banquetes para receber peregrinos e visitantes para demonstrar o quanto eram hospitaleiras. 

Assim, com o passar do tempo, o costume foi se espalhando para outras partes do mundo, chegando ao Brasil com os portugueses. A confraternização passou a ser realizada para celebrar a véspera de Natal, do dia 24 para o dia 25 de dezembro. 

6 dicas de decoração para a ceia de Natal em família


Dica 1 - Defina as cores da ceia de Natal 


É inevitável lembrar que o Natal é representado pelas cores verde e vermelha. Mas na hora de fazer a decoração da ceia de Natal, você pode adotar outras tonalidades. 

O tradicional verde e vermelho combinam com o dourado, para lembrar a realeza do Menino Jesus. Além disso, você pode apostar no azul claro, branco e prateado para fazer referência ao inverno e à neve dos países do hemisfério Norte, onde a festa natalina é bastante característica. 
 
Ceia de Natal - Freepik Ceia de Natal
 
 

Dica 2 - Escolha a toalha de mesa e os guardanapos 


A toalha de mesa é a protagonista da ceia. Nesse sentido, você pode escolher uma toalha grande, com motivos natalinos, mas sem deixar de considerar a beleza de uma toalha mais minimalista, com tons mais claros. 

Outra sugestão é apostar na toalha de renda, que dá um ar romântico à decoração, e à passadeira ou trilho, que também caem bem na decoração da ceia de Natal. 

Mas, se preferir, você pode usar jogos americanos enfeitados com papais noéis, duendes e bonecos de neve, pois certamente ficarão encantadores. 

Dica 3 - Capriche na escolhas das louças, talheres e taças 


O clima de festa pede que você tire as louças guardadas no armário e reservadas para uma ocasião especial. 

Afinal, as louças adornadas são as que fazem mais sucesso. Porém, aquelas com cores lisas e mais requintadas também são uma ótima escolha. 

Dica 4 - Use velas de diferentes tamanhos e estilos 


Você poderá criar um clima mais intimista na decoração da sua ceia com a escolha de velas. Elas podem ser colocadas em castiçais ou enfeitadas sobre taças de vinho viradas para baixo, cobrindo lindos botões de rosas. 

Outra dica é colocar o conjunto de velas em recipientes cerâmicos ou de vidro. Tome o devido cuidado com crianças e idosos para não se ferirem com a chama. Assim você pode fazer uma decoração de Natal gastando bem pouco.
 
Ceia de Natal - Freepik Ceia de Natal
 
 

Dica 5 - Reaproveite potes de vidro na decoração 


Uma dica que costuma fazer sucesso na decoração da ceia de Natal é o uso de recipientes de vidro com objetos decorativos dentro. Que tal colocar luzinhas de Natal dentro de um recipiente de vidro? Ou então pinhas e bolinhas de árvore natalina? 

Nesse sentido, reforçamos a dica anterior do uso de velas, pois afinal elas ficarão lindas com potes de vidro. Enfim, você pode usar a criatividade e criar uma decoração totalmente personalizada. 

Dica 6 - Faça do cardápio uma decoração à parte 


O próprio cardápio em si já é uma excelente oportunidade de deixar a mesa do jantar do dia 24 de dezembro lindíssima. 

Sendo assim, aposte na apresentação dos pratos. A dica é servir a entrada com pães, patês, frutas secas etc. Já o prato principal, logo na sequência, pode contar com o tradicional peru de Natal, carne assada com batatas, cordeiro ou massas. 
 
Ceia de Natal - Freepik Ceia de Natal
 

Entre os acompanhamentos podem estar arroz à grega, maionese, salpicão, suflê de legumes, entre outros. A sobremesa pode ser servida com o tradicional panetone, além de pudim, manjar ou rabanada. E não poderíamos deixar de lembrar da bebida, que pode ser vinho, suco natural ou refrigerantes. 

Gostou das dicas? 


Agora que você já leu sobre a decoração da ceia de Natal, acompanhe como fazer a decoração de Natal no seu apartamento e encantar os seus convidados. 

Continue no portal Lugar Certo e saiba mais dicas de decoração, limpeza, organização, jardinagem e Faça Você Mesmo.

Últimas notícias

ver todas
17 de dezembro de 2021
14 de dezembro de 2021
01 de novembro de 2021
29 de outubro de 2021
18 de outubro de 2021